Casamento

Nas prateleiras, nas joalherias, nos salões: o efeito Kate Middleton para o mundo da moda

ILANA REHAVIA

Colaboração para o UOL, em Londres

Sutil, elegante, discreto e sofisticado. São esses os adjetivos usados hoje em dia para descrever o estilo da futura esposa do príncipe William, Kate Middleton.

Com a aliança no dedo, a morena parece ter deixado para trás não só o apelido de Waity Katie, que ganhou por causa da demora no pedido de casamento. Também pertencem ao passado as roupas sem graça, mais apropriadas a uma senhora do que a uma jovem de 20 e tantos anos.

Desde que começaram os rumores de que estaria namorando o príncipe, em 2003, cada escolha da bela morena vem sendo analisada, debatida, comentada.

De lá para cá, no entanto, muita coisa mudou. Se no passado Kate foi criticada por looks considerados previsíveis e convencionais, como as onipresentes botas no joelho e os comportados twin sets, hoje ela é responsável por criar fenômenos de vendas com tudo o que veste.

Escolhas certeiras

O estilo de Kate continua o mesmo. A diferença é que hoje ela aprendeu a reconhecer peças mais contemporâneas, de design afiado, como o trench coat da grife inglesa Burberry que usou em uma visita oficial a Belfast, na Irlanda do Norte.

O casaco caiu tão bem entre o povo da moda que ganhou a capa da revista semanal Grazia, um dos termômetros do que é tendência no país. A manchete “O chocante ‘style-over’ de Kate” diz tudo sobre o ‘makeover’, como a transformação é chamada por aqui.

  • ALASTAIR GRANT/AFP/WPA POOL

    Kate Middleton arruma o cabelo durante visita ao Witton County Park, em Darwen (11/4/2011)

Mas mesmo com as novas escolhas, a futura rainha não agrada a todos. “Eu adoraria vestir Kate Middleton, mas terei que esperar até que ela se atualize um pouco na questão do estilo”, alfinetou a excêntrica estilista Vivienne Westwood durante a Semana de Moda de Londres, em fevereiro.

O estilista Christopher Beales é um pouco mais gentil. Especialista em tendências, ele é chefe de alfaiataria da grife Alexander McQueen - essa mesma, a marca comandada por Sarah Burton, apontada como possível criadora do vestido de noiva de Kate, rumor que ele, infelizmente, não comenta.

Ícone de estilo?

“Kate tem o dom de escolher a roupa certa para qualquer ocasião. Seu estilo é sutil e elegante, típico da maioria das jovens bonitas e ricas de 29 anos”, diz ele.

Mas Beales não acha que ela mereça o título de ícone da moda. “Se há alguma tendência que ela representa é a do refinamento do visual, mas é preciso mais do que um styling afinado e proeminência na vida pública para que alguém seja considerado um ícone de estilo”, defende.

  • Getty Images

    Trench coat Burberry usado por Kate Middleton esgotou nas lojas da marca depois que a futura princesa foi vista usando o modelo

A teoria de Beales faz sentido quando se compara a morena com outra Kate famosa, a modelo Kate Moss.

A top está constantemente encontrando jeitos  novos vestir o que já existe, resgatando referências do passado e, assim, lançando novas tendências. Já a futura rainha não usa nada de forma realmente inovadora ou diferente.

Mas Kate, a Middleton, tem algo em comum com a xará das passarelas. Seu visual pode não ter nada de revolucionário. Mas tudo o que veste some das prateleiras. Em horas.

Foi assim com a túnica da marca Topshop que usou no aniversário de 25 anos; com o vestido azul da marca Issa, da brasileira Daniella Helayel, que escolheu para o noivado; e com o celebrado trench Burberry da visita a Belfast.

Também esgotou em horas o vestido creme Nannette, da Reiss, com que foi clicada por Mario Testino no ensaio de fotos oficial pós-noivado. Os brincos de topázio da Links of London que completaram o look causaram até briga na loja pelo último par.

Nas joalherias, a safira do anel de noivado – que antes pertenceu a Diana -  voltou a ser uma das pedras mais cobiçadas, assim como aconteceu há 30 anos por causa do casamento de Lady Di.

Sempre rápidas em perceber o que tem potencial de vendas, as lojas populares lançaram em questão de dias versões “inspiradas” dos vestidos e joias de Kate. Por uma fração do preço dos originais, eles também desapareceram das araras.

Brilho e volume

No que diz respeito à beleza – cabelos, maquiagem e cuidados em geral – o visual também segue o gênero mais arrumadinho e está produzindo um exército de clones.

Desde que o noivado foi anunciado, em novembro, salões em todo o país vêm sendo inundados de pedidos de clientes atrás dos longos, esvoaçantes e brilhantes cabelos que estampam as páginas dos jornais e revistas.

O corte já tem até nome: The Kate, nos moldes do famoso The Rachel, o fenômeno criado pela personagem de Jennifer Aniston no seriado americano Friends.

No coração da moda londrina, a região das ruas Oxford e Bond Street, o salão ColourNation recebe pelo menos duas mulheres por dia interessadas no The Kate.

“É um corte com camadas longas que emolduram o rosto”, diz a diretora de estilo do salão, Shiela Brightman.

Ela ensina como recriar em casa a secagem que dá o toque final. “Lave os cabelos e seque com uma toalha. Passe um pouco de mousse e um spray volumizador na raiz. Na hora do secador, use uma escova redonda grande e, no final de cada mecha, enrole o cabelo levemente com a escova na vertical para criar o movimento. Complete com um serum para dar aquele brilho característico de Kate.”

Mas Shiela alerta que o corte não é para todo mundo. “Fica melhor em cabelos mais grossos, comuns nas brasileiras, por exemplo, e nas asiáticas”, diz ela.

Futuro

Ainda é cedo para dizer se Kate continuará influenciando escolhas e vendas, se conseguirá ter um impacto semelhante ao da princesa Diana para o mundo da moda, se começara a ousar no visual.

“Eu acho pouco provável que Kate tenha o mesmo efeito de ícones de estilo do século passado. No circo multimídia de hoje as pessoas querem ser inspiradas pelo espetáculo, por gente como Madonna e mais recentemente Lady Gaga”, diz Beales.

“Definidora de estilos, sim. Lançadora de tendências, não”, acredita ele.

Por enquanto. O reinado de Kate está apenas começando.

Veja a seguira, os "dez mandamentos" do estilo Kate:

1 – APARÊNCIA BEM CUIDADA: A base do visual de Kate é a aparência bem cuidada: unhas feitas e pintadas de cores neutras, sobrancelhas em ordem, depilação em dia, dentes branquinhos e o corpo malhado.

2 – CABELOS COM BRILHO E VOLUME: Os cabelos têm que ser da cor chocolate, compridos, brilhantes e volumosos. O corte em camadas longas e a secagem com escova larga são essenciais para dar o movimento que caracteriza o visual. 

3 – DISCRIÇÃO NO DIA: O estilo de Kate é sutil e elegante. Para o dia, jeans justos com botas no joelho, vestidos envelope ou fluídos, tailleurs para compromissos oficiais.

4 – VESTIDOS LONGOS À NOITE: Para as festas, aposte nos longos. Os vestidos da marca Issa, da brasileira Daniella Helayel, têm a dose certa de sensualidade sem cair na vulgaridade.

5 – CASACOS ACINTURADOS: Kate está ficando conhecida por seus belos casacos. O trench acinturado da Burberry e a peça de veludo da marca Libelula que usou em um casamento em janeiro definem bem o estilo da morena.

6 – INVESTIR EM TONS CLÁSSICOS: Marinho, creme, preto e vermelho estão entre as cores preferidas de Kate, que também sabe usar rosa sem parecer açucarada demais.

7 -  JOIAS DISCRETAS: Dê preferência a joias discretas. Os brincos de topázio da joalheria Links of London que usou no ensaio de Testino causaram até briga. Para festas e casamentos, aposte nos enfeites de cabelo do tipo fascinator que viraram marca registrada dela.

8 – DESTAQUE NOS OLHOS: Para definir, lápis em cima e embaixo, delineador e sombras em tons de marrom e dourado. A pele tem que ser perfeita – uma base sempre ajuda – e as bochechas levemente rosadas. Nos lábios, batom cor de boca e um pouco de gloss.

9 – ELEGÂNCIA: Certos looks são considerados reveladores demais para uma futura rainha. É necessário um pouco de recato. Foram-se as minissaias e microshorts dos tempos de estudante. Em seu lugar, barras logo acima ou logo abaixo do joelho.

10 – SORRISO ESPONTÂNEO – Kate sabe a importância de um sorriso para iluminar o rosto e está sorrindo em quase todas as fotografias...tarefa fácil quando você está prestes a se casar com o príncipe mais cobiçado do mundo!

Topo