Casamento

Feira de casamento aposta em noivas princesas, lembrancinhas funcionais e decoração "verde"

Monalisa Lins/UOL
A feira reúne as novidades e tendências para quem está organizando seu casamento imagem: Monalisa Lins/UOL

MAYARA ALVES

Colaboração para o UOL

Começou nesta quinta-feira (19) a 10ª edição da Casar, feira que acontece até o dia 22 deste mês, no Terraço Daslu, em São Paulo, e conta com mais de 100 expositores do segmento, que apresentam produtos e serviços para todos os preparativos do casamento. São várias ideias de vestidos, doces, lembrancinhas, docorações, convites para você planejar o seu casamento bem do jeitinho que quer.

Noivas

Sem dúvida, o casamento de Kate Middleton com o príncipe William serviu de inspiração para muitos expositores (e também muitas noivas). Os vestidos trazem muito a referência de princesas, como a Coleção Disney’s Fairy Tale Weddings by Alfred Angelo, da Black Tie, com peças inspiradas em cada personagem da Disney. Todos eles com a cintura bem marcada e a saia volumosa.

Além disso, as bailarinas estão com tudo, como pode-se ver no ateliê da estilista Solaine Piccoli, que traz vestidos com tule, shantung Dior e rendas, todos feitos no modelo tomara-que-caia que, segundo a estilista, deixam a mulher mais delicada.

Nos cabelos, o famoso véu não foi visto. Acessórios, como presilhas, tiaras e arranjos delicados tomaram conta da feira. São vários tipos, com diferentes formas que você pode escolher e mandar fazer personalizado ao seu estilo.

Noivos

Os rapazes também querem o seu lugar no casamento, não apenas como coadjuvantes, mas também como protagonistas. Por isso, o terno preto básico, com corte reto, não é mais uma opção. ­­Na Black Tie, a coleção do estilista Carlo Pignatelli traz modelos mais acinturados, em corte slim, além de variedade de tecidos e estampas. Segundo um dos representantes da marca, os homens têm procurado, e muito, as opções com estampas, para fugir do tradicional. O gerente da loja de Ricardo Almeida no shopping Morumbi contou que algumas estampas discretas, como os listrados (não os com risca-de-giz, pois esses já não são mais usados), os xadrez suaves e até aqueles com alguma textura leve no tecido têm sido as grandes estrelas.

Os ternos em tom grafite tomaram o lugar do preto nos casamentos noturnos, acompanhados de gravatas claras, peroladas ou prateadas, para terem destaque entre os padrinhos e os demais convidados. Para os casamentos diurnos, os ternos mais claros, como beges e cinzas-claro, ganham a vez.

Lembrancinhas

Vieram com uma meta diferente de ser apenas um enfeite, como antigamente. A ideia agora é sempre dar algo funcional, que seja útil para o convidado, ou que seja comestível e faça o convidado feliz. As sugestões vão de saleiros e porta-trecos a garrafas de bebidas e cupcakes. Além, é claro, do clássico bem-casado, que pode ter variações de embalagem, mas é presença garantida sempre.

Doces

Guloseimas são sempre um dos grandes atrativos da festa. Quase não se vê mais os conhecidos camafeus, supertradicionais nos casamentos de tempos atrás. Agora, um dos destaques vai para os cupcakes que, além de servirem como lembrancinha, podem também ser feitos em tamanhos menores e servidos durante a festa ou junto com o café final. Brigadeiros e trufas de todas as maneiras também são vistas. Mas abusar e escolher doces exóticos também está com tudo. Até mesmo adornar os doces com joias, para dar um toque a mais de luxo, como os da Claudia Porteiro Buffet.

Outra novidade é a releitura da já conhecida balinha de côco, feita pela chef pâtissier Danielle Andrade. O diferencial é que ela é rechada com brigadeiro, bicho de pé ou nozes. A combinação fica deliciosa.

Convites

Eles variam entre o clássico e o inusitado. Os brancos, com letras rebuscadas e cores suaves são muito vistos e bem procurados pelas noivas. Alguns detalhes, como florais, cortes em laser e aplicações de gritter e plush, dão um toque diferenciado neles. Mas, em contrapartida, também se vê a tendência de ousar já na hora do convite. A Grafjet Convites apresentou um convite banhado a ouro e outro feito de chocolate, mais usado como um “save the date” para os convidados, antes de enviar os convites. As sugestões são inusitadas, mas já animam os convidados para a festa.

Decoração

Apesar dos tons branco e verde ainda serem os mais pedidos pelas noivas, a ideia é tentar sair do tradicional. Karin Mancusi, uma das expositoras da Casar, comentou que essa preferência acontece pelo medo de errar das noivas. Afinal, ninguém quer que falem mal da sua festa. Por isso, a maioria acaba se prendendo ao tradicional. Mas, ainda segundo ela, uma sugestão que está com tudo é fazer um casamento verde. Não no sentido do verde tradicional, mas com bastante plantas e folhas e flores amarelas e laranjas. Trazer um pouquinho da natureza para dentro da festa.

Outra sugestão da designer de flores e acessórios Tecca Frô são os tons suaves, mais apagados, que não brigam com a tonalidade dos outros itens da festa, como, principalmente, o bolo e os docinhos. Tons claro de amarelo, laranja e rosa, por exemplo.

Topo