! Especialistas dão dicas de como montar o enxoval dos noivos modernos - 10/11/2011 - UOL Estilo de vida

Casamento

Especialistas dão dicas de como montar o enxoval dos noivos modernos

Divulgação
Casuais, o jogo de toalhas Marlene Moda Casa e o roupão Blue Gardenia são opções para lista de enxoval que será feita pelo casal, e não pela mãe da noiva, como acontecia antigamente imagem: Divulgação

MAYARA ALVES

Colaboração para o UOL

Montar enxoval sempre foi responsabilidade apenas da mulher. Mais do que isso, da mãe da noiva. Desde novas, as meninas já começavam a bordar e a planejar o enxoval com o incentivo e a colaboração das progenitoras. Ah, e antes mesmo de saber quem seria o noivo!

Em tempos contemporâneos, o que antes era tradição feminina virou mais uma das responsabilidades do casal, com participação ativa dos homens. “A mulher mudou e hoje quer arrumar sua própria casa sem tanta influência da mãe, e com mais interação do homem”, comenta Wilma Tavares, proprietária da rede de lojas Marlene e consultora de estilo para enxovais. É o sonho de ter a casa com a cara do casal.

Quando começar?

Se antes os itens do enxoval ficavam engavetados por anos até o casamento da menina, hoje em dia não é bem assim. Afinal, ele precisa combinar com a decoração da novo lar dos pombinhos. “O ideal é começar a preparar o enxoval, em média, seis meses antes do casamento, porque os noivos já sabem como serão os cômodos e têm tempo de decidir com calma antes da cerimônia se aproximar demais e isso acabar ficando de lado”, ressalta Wilma. E completa: “Algumas pessoas gostam de comprar com mais antecedência, mas enxoval também tem moda. Depois de um tempo, você pode acabar deixando de gostar do que comprou. Por isso, se for comprar um ano ou mais antes do casamento, o ideal é optar por peças neutras como cobertores e jogos de banho clássicos, em tons pastel".

Já Ari Beraldin, do Empório Beraldin, diz que um mês antes do casamento é tempo suficiente para preparar tudo. “Vai depender do tempo de entrega das lojas onde os noivos fizerem as compras”, comenta.


Durabilidade é essencial

Independentemente da cor, estampa ou modelo, a maior preocupação é mesmo com a durabilidade e com o conforto. “Um bom jogo de lençol, por exemplo, dura de 5 a 10 anos. Por isso, é melhor comprar menos quantidade mas com mais qualidade”, aconselha Wilma. E segundo Ari Beraldin, a relação entre alta qualidade de lençol e alto número de fios nem sempre é verdadeira. “A qualidade da fibra do algodão e de seus acabamentos são essenciais, mas é difícil, para quem não entende muito, diferenciar de uma hora para outra quando esta relação é verdadeira ou não”, comenta. A dica de Ari é fazer comparativos de toque, avaliando maciez e pesquisando se os tecidos daquela determinada marca costumam fazer bolinhas com o tempo.

Estilo

Adequar o estilo do enxoval ao estilo do casal é primordial. Segundo Ari Beraldin, é importante que os noivos fiquem atentos para não haver conflitos com a decoração da casa. Tudo tem que estar de acordo. “Costumo dizer que o fator inicial da escolha da decoração e do enxoval são as cores, depois o estilo e a qualidade. As cores são divididas em três grupos. O primeiro são os tons pastel, que vão do branco ao marrom e são mais utilizados em decorações neutras e clássicas; o segundo grupo são as cores primárias e suas variantes, como vermelho, laranja, amarelo, azul, etc, que são para dar vida e personalidade à casa; e o terceiro grupo são os tons de cinza até chegar no preto, que dão um toque mais moderno, sóbrio e sofisticado”, conta Ari.

Se ainda assim o casal tiver dificuldades na hora de escolher o enxoval, a dica da Wilma Tavares é entrar em várias lojas e reparar onde os olhos batem primeiro. “O casal vai ver que haverão semelhanças naquilo que eles olham de primeira e já gostam. Se são os mais coloridos, os florais, os rendados, os lisos e assim por diante”, diz.

  • Jogo de cama percal 180 fios, em algodão. O jogo de lençol queen sai por R$ 99,90, e o edredon por R$ 129,90, na Riachuelo Moda Casa (SAC: 0800 701 4342)


Fuja dos erros

Comprar por impulso está entre os equívocos mais comuns. “Não adianta se empolgar demais e ir comprando tudo o que gostou, senão você nem vai conseguir ter tempo de parar e harmonizar o enxoval. Pense sempre muito bem antes”, aconselha Wilma. Segundo ela, também há alguns itens que costumam ser esquecidos, como protetor de colchão e protetor de travesseiro. “Eles são primordiais para a saúde e para a maior durabilidade do colchão e do travesseiro. Não dá para ficar sem”, ressalta.

Ainda segundo Wilma, outro erro muito comum acontece na hora da compra do travesseiro. “Normalmente, os noivos escolhem o mesmo ou apenas um deles escolhe. O erro está no fato de que nem sempre o mesmo travesseiro é ideal para os dois. É preciso que ambos experimentem e encontrem o seu”, finaliza Wilma.

Itens essenciais

 Se você pensar bem, tem a vida toda pela frente depois do casamento para completar o seu enxoval. Por isso, para não exagerar ou esquecer de alguma coisa, confira alguns itens essenciais indicados pelos profissionais:

- capinhas de travesseiro e colchão;

- 3 jogos de lençol;

- 1 colcha;

- 1 edredon;

- 1 cobertor mais leve e 1 mais pesado;

- 1 saia para cama se ela for box;

- 3 jogos de banho;

- 2 roupões;

- 3 toalhas de mesa simples para o dia-a-dia;

- 1 toalha de mesa sofisticada ou 1 jogo americano sofisticado;

- guardanapos;

- panos de prato;

- aventais.

As dicas finais dos especialistas são: escolha toalhas que combinem com os lençóis para harmonizar a casa, e valorize a sua cama, pois você passa um terço da sua vida nela!

Topo