Topo

Delicadas e femininas, pérolas ainda garantem sofisticação; veja como incluir no visual da noiva

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

17/12/2012 07h15

Queridinhas das noivas e de muitos estilistas, as pérolas são vistas com frequência em bordados nos vestidos de noiva, além de serem aproveitadas em acessórios como brincos, terços, véus, coroas e buquês. "Por serem delicadas, não roubam a cena e podem ser usadas em todos os acessórios”, afirma o estilista Samuel Cirnansck. Já para a designer de vestidos de noiva Bia Wong, “as pérolas são belas, delicadas e atendem, principalmente, às noivas que procuram por bordados sofisticados e sem muito brilho".

Essencialmente feminina, a pérola é um das mais antigas joias femininas. No entanto, de maneira criativa, o adorno pode dar uma cara moderna à noiva. "Para fugir do visual antigo, uma maneira bem atual e infalível é combinar bordados com transparências. As pérolas servem para dar um ar de leveza, então o segredo é manter o equilíbrio. Se usar muitas pérolas na parte de cima do vestido e nos acessórios, a parte de baixo deve ficar livre e vice-versa", ensina a estilista Solaine Piccoli.

Não exagere
No entanto, apesar de sua delicadeza, a aplicação do adorno no visual da noiva demanda cuidados para não pesar no visual. O estilista Lucas Anderi já foi contra o uso de pérolas no look da noiva, mas acabou encontrando truques que deixam o visual mais fluido.

"Eu achava que pesava no vestido, mas agora brinco com tamanhos diferentes e isso resolveu o problema. Como o bordado com pérolas se firmou como tendência, eu comecei a aplicar mais nas minhas criações, mas indico o uso mais para os acessórios como capas, cintos e faixas bordadas”, diz Anderi. “Vale também para alguns detalhes no próprio vestido que precisam de um truque como, por exemplo, cobrir um pouco mais o colo da mulher. Bordar com pérolas é uma boa opção para resolver situações como essa", aconselha o estilista.

Para não deixar o visual pesado, Solaine também recomenda misturar tamanhos diferentes de pérolas no vestido. "Em minha última coleção, apostei em saias todas bordadas com pérolas em vários tamanhos e corpo em renda bordada com pérolas. Misturei cinco tamanhos diferentes [de pérolas], porque isso ajuda a criar um efeito de movimento. O perigo em bordar usando apenas um tamanho é que deixa o visual chapado", garante a estilista.

Acessórios
Bibi ainda acha que a melhor maneira de incluir a pérola é investindo em acessórios, principalmente o brinco, já que um par de pérolas “ilumina o rosto da noiva”. Nesse caso, é possível comprar um acessório original e a mulher ainda vai usá-lo muitas vezes, lembrando, assim, para sempre do "grande dia".

Mas não é difícil combinar pérolas no vestido e nos acessórios; eles apenas devem conversar entre si. "É bom ter uma unidade no acessório que remeta ao conceito do vestido, para não fugir da proposta. Dá para criar um conjunto harmonioso com a grinalda, com o arranjo da cabeça e todos os outros acessórios”, explica Solaine.

Alternativas mais em conta
Se usadas em grande quantidade, o valor das pérolas verdadeiras pode pesar no orçamento das noivas. Mas as versões de vidro tcheco, as micropérolas falsas ou até subprodutos como as madrepérolas não deixam a desejar e até são aprovadas pela estilista Bibi Barcellos. "Não dá para fazer um vestido de noiva com muitas pérolas cultivadas, pois sai muito caro. Para não engrossar o orçamento, é recomendável investir em pérolas falsas de boa qualidade, em bordados menores."