Organização do casamento

Especialistas apontam itens indispensáveis na lista de presentes

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

Montar a lista de presentes de casamento é uma tarefa que deve ser realizada a dois. Nem sempre pode ser fácil concordar com o parceiro na hora de escolher o que pedir, mas existem alguns itens considerados indispensáveis para quem vai começar a vida de casado.

Produtos que contribuem para o conforto e a praticidade no cotidiano do casal são os mais importantes. "Podemos dividir em três grupos: itens para o dia a dia, com peças básicas e convencionais; itens de desejo, como produtos de design e marcas renomadas e itens para ocasiões especiais, como faqueiros e taças de cristal, que dificilmente serão comprados pelos noivos após o casamento, mas fazem diferença na hora de receber convidados em casa", explica Fabianne Chuster, gerente de marketing da Pontofrio.com

Depois de listar todos os produtos que precisará ter em casa, é recomendável consultar a opinião de um especialista. Os vendedores mais acostumados com listas de casamento podem ajudar. "Identificamos as necessidades do casal e sugerimos os produtos de acordo com o perfil deles", diz Tatiana Mazza, supervisora de vendas da Arpège. Depois destas duas etapas, a elaboração da lista fica mais fácil.

No entanto, ainda é necessário um cuidado maior na escolha de itens que demandam espaços especiais. Para não errar, lembre-se de que geladeiras ou fogões podem parecer maiores ou menores em fotos, então é preciso visitar uma loja física antes de inclui-los na lista.

"O ideal é conferir o tamanho de itens maiores na loja e medir tudo com muita atenção para depois não precisar trocar. É mais cômodo o convidado comprar pela internet, mas não adianta em nada se os noivos precisarem trocar depois. É importante pedir algo que está de acordo com o espaço da futura residência", alerta Daniel Sameitat, responsável por organizar as listas de casamento da loja Fast Shop, unidade JK Iguatemi, em São Paulo.

Outros itens, como os de cozinha, encabeçam a lista de presentes responsáveis pelo conforto dos familiares e amigos que visitarão os noivos, além de atenderem as necessidades básicas do dia a dia do casal. Um faqueiro completo, por exemplo, pode parecer exagero, mas turbina ocasiões especiais. Jogo de copos, panelas e aparelho de jantar não devem ser esquecidos e podem, inclusive, aparecer mais de duas vezes na lista. "Orientamos sempre que os noivos escolham dois modelos de itens para a cozinha, um para ser usado no dia dia e outro mais completo, para uma ocasião especial", lembra Tatiana Mazza, supervisora de vendas da Arpège.

Vale lembrar
Não existe valor mínimo ou máximo para pedir um presente, mas é uma questão de bom senso não incluir pedidos exagerados. "Os convidados desembolsam por volta de R$ 150 no mínimo, mas é sempre adequado montar uma lista com opções bem variadas de preços. Não faz muito sentido colocar um presente muito caro em uma lista de casamento, a menos que haja uma real expectativa de poder recebê-lo", avisa Nilo Signorini, diretor comercial da Tok & Stok. "A maioria dos convidados costuma gastar até R$ 400 no presente", lembra diz Daniel Sameitat, da Fast Shop. Os itens mais caros, tradicionalmente, são comprados pelos padrinhos ou familiares próximos.

Também não é nada legal pedir itens muito pessoais. "Videogames, computadores e celulares não devem participar da lista de casamento, já que a intenção é presentear os noivos e não apenas o noivo ou a noiva", lembra Sameitat.

Abaixo, veja uma lista de produtos indispensáveis, separados por ambientes, para pedir na lista de casamento*:

Sala
Televisor
Sofá
Aparelho de som
Aparelho de DVD ou Blu-ray
Telefone sem fio

Cozinha
Aparelho de jantar
Jogo de panelas
Faqueiro
Fogão
Geladeira
Liquidificador
Micro-ondas
Jogo de copos
Cafeteira
Grelha elétrica

Quarto
Climatizador de ar
Cama de casal
Guarda-roupa

Lavanderia
Lavadora de roupas
Ferro de passar roupas
Tábua de passar roupas

*Lista elaborada com consultoria das lojas Arpège, Fast Shop, Pontofrio.com, Presentes Mickey e Tok & Stok.

Topo