Casamento

Lembrancinhas perfumadas surpreendem e agradam convidados do casamento

Catarina Arimatéia

Do UOL, em São Paulo

O mercado matrimonial oferece muitos tipos de lembrancinhas para presentear os convidados de acordo com a personalidade da festa. Mas, atualmente, os itens que são perfumados ganharam de vez o gosto dos noivos detalhistas. As opções vão de aromatizadores, sabonetinhos, sachês até frascos de água perfumada, borrifadores e óleos bem cheirosos.

Para Gabriela Centenaro, proprietária da empresa Floco Doce, os mimos perfumados conquistam os convidados porque são presentes úteis. "Eles costumam deixar de lado as lembrancinhas que são apenas bonitas e dão mais valor para o que pode ser útil. Além disso, uma lembrancinha perfumada simples sai mais em conta para os noivos do que outros brindes muito elaborados", garante.

AROMA REAL X AROMA FASHION

Príncipe William e Kate Middleton convidaram a perfumista Kim Weisswange para criar uma fragrância para ser utilizada por eles durante a cerimônia real, em 2011. Nascia assim o perfume William e Kate. A fragrância feminina ganhou frasco branco e a masculina, preto. Inspirado no universo dos casamentos, o estilista Oscar de la Renta lançou o perfume Something Blue no começo deste ano. O aroma floral conta com stephanotis, uma flor branca conhecida popularmente como véu de noiva. O frasco possui um detalhe de aliança. Para entender: a expressão something blue está relacionada a uma tradição inglesa que diz que a noiva deve usar alguma coisa azul ("something blue") no dia de seu casamento, assim como algo emprestado ("something borrowed"), algo antigo ("something old") e algo novo ("something new'). Tudo para dar sorte.

“A procura atualmente é por algo que não fique guardado e esquecido dentro de uma gaveta”, diz Regina Mitie, da Oito a Oitenta Ideias Criativas. Para Regina, os aromatizadores encabeçam a lista de itens perfumados mais pedidos para oferecer no casamento, mas há ainda sabonetes líquidos, hidratantes e águas de cheiro como opção para presentear.

Priscila Pizzo, proprietária da Speciale per Voi, acredita que investir em objetos pessoais e para decoração é uma ótima opção para acertar no presente. “A maioria dos convidados acabam aproveitando a lembrança perfumada. É um presente que não falha”, afirma.

O perfume também pode marcar presença em diversos momentos da cerimônia com a ajuda de borrifadores para perfumar a festa ou aromatizadores de locais específicos, como fragrâncias para a área dos banheiros.

Uma ideia é apostar em um cheirinho bom para a festa e oferecer como lembrança um frasco com o mesmo perfume para borrifar em casa. “Os convidados vão para a festa e sentem o cheiro. Depois, vão para a casa e levam a lembrança. O aroma, por estar presente nesse momento tão especial, torna-se um dos principais fatores de lembrança do evento", explica Gabriela Centenaro, proprietária da empresa Floco Doce.

Personalização
As lembrancinhas perfumadas, muitas vezes, podem ser personalizadas. O toque pessoal dos noivos na lembrança é importante para fazer os convidados se sentirem ainda mais queridos. É possível escolher rótulos, caixinhas e saquinhos diferenciados. Há ainda a possibilidade de montar kits aromáticos somente para os padrinhos ou para todos os convidados.

A casa de fragrâncias Mon Absolu, por exemplo, pode ser contratada para desenvolver toda a identidade olfativa das cerimônias, incluindo o perfume especial da noiva. “Tudo o que nós fazemos é exclusivo e confidencial. Nem os convidados têm acesso às informações”, diz Bruno Menezes, sócio-diretor. A empresa não trabalha com fórmula pronta, os produtos são sempre personalizados de acordo com o pedido dos noivos.

Inspire-se
Para surpreender, os noivos podem deixar no carro dos convidados um sachê perfumado. "A lembrancinha é bem-vinda porque serve para deixar o carro cheiroso logo na saída da festa", diz Priscila Pizzo, proprietária da Speciale per Voi.

Outra opção bem diferente é o sachê em formato de biscoito chinês. "Os convidados puxam uma cordinha e dentro está a mensagem dos noivos junto com seus nomes e o dia do casamento”, explica Priscila. O mimo custa a partir de R$ 9,50. Os sachês para veículo, a partir de R$ 12.

Topo