Cerimônia

Para cerimonialistas, atraso da noiva é mais falta de educação que tradição

Zé Carlos Barretta/Folhapress
Fila de carros na porta da Igreja Nossa Senhora do Brasil. Uma das mais concorridas de São Paulo, a igreja tem casamento de hora em hora aos sábados imagem: Zé Carlos Barretta/Folhapress

Carolina Maggi

Do UOL, em São Paulo

Parece até que a noiva se atrasar no dia do casamento já é tradição. Por mais que o convite para o evento tenha um horário determinado, muitos convidados já preveem que este não será obedecido, criando um suspense entre os presentes e o próprio noivo sobre que horas, finalmente, a protagonista chegará à cerimônia.

Mas, ao contrário do que muitas mulheres pensam, isso não é nada elegante nem educado. “Atrasar é muito deselegante. As noivas precisam entender que, assim como elas não gostam que se atrasem, elas também não podem se atrasar. Nem no dia do casamento”, diz a consultora de etiqueta Célia Leão. E arremata: “Quem atrasa acha que o seu tempo vale mais do que o do outro e isso é absoluta desconsideração com os convidados. Chique é chegar no horário”.

O que você acha do atraso da noiva no próprio casamento?

Resultado parcial

Total de votos
Total de votos

Para Braz Geraldo Soares, cerimonialista da Igreja Nossa Senhora do Brasil, concorridíssimo templo da capital paulista, “o atraso representa mais do que um desrespeito à igreja; também é um desrespeito aos convidados que chegaram no horário para a cerimônia". Além disso, quando a cerimônia é realizada em uma igreja, isso significa que, provavelmente, haverá outros casamentos no mesmo dia, o que faz a pontualidade ser crucial.

“Se houver um atraso, a noiva terá a cerimônia reduzida para não prejudicar o próximo casal”, explica Braz. Segundo o cerimonialista, se o atraso for excessivo, o casal terá de transferir o horário da cerimônia para mais tarde, não atrapalhando, assim, os casamentos seguintes. Na Nossa Senhora do Brasil, atrasos não são cobrados.

Cabelo e maquiagem
Um dos principais motivos de atrasos é o Dia da Noiva. “Muitas mulheres se arrumam com mais gente para o casamento, como mãe e madrinhas, e esse momento é muito gostoso, mas é importante saber quantas pessoas vão se arrumar juntas para contratar o número certo de cabeleireiros e maquiadores”, aconselha Sarah Moreira, sócia da assessoria Biscuit Eventos.

Para Helena Freitas, assessora da equipe da Vivi Farah Assessoria em Eventos, se aprontar na residência evita atrasos. “É sempre melhor se arrumar em casa ,porque, no salão, o profissional pode ficar se preocupando com outras coisas e não dar atenção total à noiva”, explica.

$!$render-component.split('/')[$math.sub($render-component.split('/').size(), 1)]

Convidados atrasados
Um dos grandes medos de toda noiva é chegar na igreja antes dos convidados. Para evitar que isso aconteça, tanto a igreja quanto a assessoria têm um truque. “Existem as pessoas que nunca vão respeitar o horário e, por acharem que a noiva vai se atrasar, acabam demorando também, por isso, nós orientamos as noivas a colocarem no convite um horário 15 minutos antes do real”, explica Braz.

Outro macete usado por Helena Freitas é nunca ter lugar para todos os convidados sentarem na hora da cerimônia, assim o local passa a sensação de estar cheio. “Acredito que deve ter assento para 70% a 80% dos convidados, assim, não corremos o risco de haver espaços vazios. Fica feio e a noiva vai achar que ninguém chegou”, diz Helena.

Já participou de um casamento em que o atraso foi maior que o tolerável? Conte sua experiência no campo de comentários no fim da reportagem.  

Cinco dicas para não se atrasar
Para garantir que não haja atrasos no "grande dia", o UOL Casamento selecionou cinco dicas dos especialistas consultados:

1) Faça um cronograma para o dia do casamento, principalmente se a noiva não contar com a ajuda de uma assessora. Elabore este cronograma com a ajuda da mãe ou de alguma amiga e deixe esta pessoa responsável por fazer a programação ser seguida à risca no "grande dia";

2) Se for se arrumar junto com a mãe, as madrinhas ou amigas, tenha certeza de que contratou o número suficiente de cabeleireiros e maquiadores. Um profissional com trabalho acumulado pode não obter um resultado satisfatório por causa da pressa, ou gerar atraso;

3) Saiba o caminho do lugar onde vai se arrumar até a igreja ou salão de festas. Imprevistos podem acontecer, por isso é importante ter consciência do trajeto e sair com antecedência para evitar problemas com o trânsito, por exemplo;

4) Ligue para todos os padrinhos e madrinhas no dia do casamento para lembrá-los do horário e da necessidade de serem pontuais. A cerimônia não pode atrasar por conta de um padrinho e, por fim,

5) Comece a se arrumar no horário estabelecido. É melhor ficar pronta antes do que se atrasar para a cerimônia. 

$!$render-component.split('/')[$math.sub($render-component.split('/').size(), 1)]
Topo