Topo

Veja cinco dicas para aproveitar melhor o uso do Instagram no casamento

Instagram permite que os noivos e convidados vejam as fotos do casamento em tempo real - Thinkstock
Instagram permite que os noivos e convidados vejam as fotos do casamento em tempo real Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

16/05/2014 17h35

O compartilhamento de fotos já invadiu os casamentos e está, cada vez mais, ganhando diferentes maneiras de fazer com que os convidados e noivas divulguem essas imagens. Prova disso é o sucesso das hashtags --palavras-chave que precedem o símbolo do jogo da velha #-- que os noivos ou até mesmo convidados criam para agrupar e localizar imagens do evento, no aplicativo Instagram. Dessa forma, os recém-casados podem ter acesso às imagens do casamento até durante a festa.

O aplicativo também já tem sido usado para auxiliar empresas na impressão de fotos durante o casamento. Usando a hashtag definida pelos noivos, a imagem é impressa durante a festa e até serve de lembrancinha para os convidados. Sendo assim, para sair bem na foto é legal saber como aproveitar melhor o Instagram em momentos como esse. A seguir, veja cinco dicas que a equipe do Instagram Brasil elaborou para o UOL Casamento. Só não vale incomodar com flashes durante a cerimônia.

1) Defina uma hashtag
Mais do que ter seu casamento fotografado por pessoas queridas, o uso do Instagram permite unificar todas as fotos em uma única pesquisa, o que facilita muito encontrar as imagens. Para que isso aconteça, você precisa criar uma hashtag. Pode ser algo simples, como #CasamentoNoivaNoivo ou #FestaNoivaNoivo ou #NoivaNoivoAno, mas precisa conter termos que identifiquem a ocasião e os noivos.

Você pode começar a usar a hashtag do seu casamento antes mesmo da festa. O registro da visita a um bufê ou salão, a escolha da decoração, o momento da entrega do convite aos padrinhos são alguns momentos dignos de serem registrado, já que todo e qualquer registro sobre os preparativos podem ser marcados com a hashtag. Assim, os convidados e pessoas do seu círculo de amizade já vão se acostumando e também podem começar a usar a ferramenta em imagens relacionadas à ocasião.

2) Convide as pessoas para participarem
No dia da festa, prepare plaquinhas e sinais no espaço, convidando as pessoas para fotografarem e compartilharem os momentos de felicidade no Instagram. A informação pode ser incluída em uma lousa ou painel na entrada, nos cardápios de comida e bebida, nos enfeites de mesa ou em outros lugares que sejam visíveis para todos.

3) Faça registros em vídeo
Com o aplicativo, também é possível produzir vídeos de 15 segundos. Com a hashtag escolhida, você pode pedir a seus padrinhos e convidados para gravarem em vídeo a entrada dos noivos, a primeira dança do casal, o momento de cumprimentar os convidados e até alguns flagras na pista de dança. 

4) Use um "slideshow"
Utilize um telão ou até mesmo uma televisão, ligados a um computador, para exibir as fotos que estão sendo tiradas por seus convidados em tempo real. As pessoas vão se divertir com as imagens e ficarão com mais vontade de compartilhar suas próprias fotos. Para essa ação, a dica é utilizar um aplicativo gratuito como Eventsgram, que compila as imagens e as apresenta em formato de "slideshow". 

5) Prepare imagens e vídeos privados
Mesmo que sua vontade seja compartilhar com o mundo toda a sua alegria, nós sabemos que sempre tem uma imagem ou um recado para ser dividido somente com algumas pessoas. Para isso, você pode utilizar o Instagram Direct, ferramenta que permite o compartilhamento de fotos e vídeos de forma individual ou para grupos de até 15 pessoas.

Quando compartilhados, os conteúdos ficam disponíveis somente para que as pessoas que os receberam possam curtir ou comentar. Por meio da ferramenta, é possível, por exemplo, gravar um vídeo especial de agradecimento para os padrinhos ou para aquele grupo de amigos mais chegados.