Topo

8 razões erradas para escolher seus padrinhos de casamento

Escolha somente quem tem um real significado com o casal - Getty Images
Escolha somente quem tem um real significado com o casal Imagem: Getty Images

Carolina Prado

Colaboração para o UOL

02/10/2017 04h00

Local da festa, docinhos, flores... Nenhuma dessas decisões é páreo para a escolha dos padrinhos. Porque os noivos querem agradar a todos, mas, ao mesmo tempo, desejam que só as pessoas realmente especiais desempenhem este papel. E aí, o que fazer? Ouvir o coração e escolher somente quem tem um real significado na vida do casal. Mas se ainda sim for difícil decidir, a lista a seguir pode ajudar.

1. É namorado da sua amiga

Não se sintam obrigados a fazer o convite se o namorado da amiga for novo na vida de vocês ou se vocês têm outra pessoa em mente para entrar com ela. Dá para explicar, com delicadeza, que o número de padrinhos é pequeno e vocês fazem questão da presença dela no altar. Sendo uma adulta madura, ela vai entender que vocês têm a liberdade de escolher. Assim como ela de aceitar ou não.

2. Tem dinheiro e vai comprar presente bom

Padrinhos não deveriam ser escolhidos pela conta bancária. Um casal que participe ativamente na preparação do casamento, e que vai acompanhar a vida de vocês, vale muito mais do que uma geladeira, coifa ou cota de R$ 500 para a lua de mel. Até porque, vocês não têm garantia alguma que a pessoa vai ostentar no presente. Nem sempre os que têm mais recursos dão os presentes melhores.

3. Seus pais fazem questão

É supercomum a pressão da família – mais ainda quando os pais estão pagando uma parte da festa ou o casamento todo. E bater o pé, entrando em conflito com eles, não é uma boa ideia neste momento de celebração. A dica para não deixar os pais chateados, é pedir a opinião deles sobre convites, lembrancinhas, decoração e levá-los na degustação do cardápio. E, com jeitinho, mostrar que certas decisões, como convidados e padrinhos, vocês tomarão sozinhos.

4. É seu chefe

A não ser que o gestor seja um grande amigo, não há razão alguma para incluí-lo na lista de padrinhos. Ele pode ser um convidado como todos os outros, o que não deixa de ser especial. Se o convite for motivado por bajulação ou para preservar o emprego pode pegar mal pra caramba! Se o chefe sabe o que significa ser padrinho de casamento, ele não se sentirá bem recebendo este convite.

5. Vai te ajudar nos preparativos

É legal receber dicas de fornecedores, ajuda para amarrar fitinha no convite e ter uma companhia para escolher as flores do casamento. Mas, tendo disponibilidade, uma amiga pode fazer isto muito bem, mesmo sem ser madrinha. Se você vai convidar alguém para estar ao seu lado no altar, pensando no trampo que ela vai te tirar das costas, durante os preparativos, melhor repensar. Talvez o que você precise é de uma assessoria profissional, não de uma madrinha.

6. Você foi madrinha da pessoa

É uma situação que pode causar desconforto quando a outra pessoa tem a expectativa de ser convidada. Se perceber que ela está magoada, vale conversar e explicar os seus motivos (já tinha feito outros convites antes ou terá um número reduzido de padrinhos, por exemplo) para restabelecer o convívio e a amizade.

7. É seu irmão, mas vocês não são próximos

A maioria dos irmãos espera ser padrinho no casamento, mas isso não é uma obrigação, sobretudo quando não se tem muita conexão com um deles. Neste caso, talvez seja melhor não fazer drama a respeito ou dar uma justificativa elaborada. Convide quem achar melhor e só diga algo caso vocês sejam questionados.

8. É a sua nova melhor amiga

Ela entrou na sua vida agora e já é parceira. Mas não precisa receber convite de madrinha para participar das etapas da organização e ser quem vai levar todo mundo para a pista do casamento. Não se cobre, porque é bem provável que ela já tenha em mente que existem outras pessoas há mais tempo na sua vida.

FONTES: Luiza Santos, da Invite Eventos. Clarissa Cunha, assessora de casamento. Larissa Barros, da Royal Dream Eventos. Rosine Freitas, da Armonie Eventos.