Equilíbrio

8 atitudes corriqueiras que mostram se uma pessoa é egoísta

Thais Carvalho Diniz

Do UOL, em São Paulo

O egoísmo é a valorização exagerada e/ou exclusiva dos próprios interesses em detrimento das necessidades alheias. Os especialistas entrevistados pelo UOL atentam para o fato de que todo ser humano é por natureza um pouco egoísta, uma vez que somos educados a buscar a satisfação pessoal. Entretanto, o hábito se torna um problema quando o indivíduo prejudica o outro para alcançar seus objetivos.

"O egoísta sempre quer levar vantagem, mesmo que não seja algo tão explícito. É o tipo de pessoa que não empresta. Não abre mão de nada nem ajuda o outro em prol do bom relacionamento e cidadania. Em geral, tem poucos amigos porque os outros acabam se afastando", afirma Samia Simurro, psicóloga e diretora da Abqv (Associação Brasileira de Qualidade de Vida).

Atitudes egoístas comumente estão ligadas à falta de educação ou de respeito. A seguir, veja algumas que estão inseridas no dia a dia e, muitas vezes, nem nos damos conta do que significam.

  • Arte/UOL

    Ser o rei do spoiler

    Sim, falar por aí sobre finais de filmes ou episódios de séries é uma atitude egoísta. Estragar a graça dessas situações simplesmente por não considerar o quanto aquilo pode ser importante para o outro também é ser egoísta.

    Imagem: Arte/UOL

  • Arte/UOL

    Viajar e não dar notícias

    Algumas pessoas quando viajam não dão notícias da chegada a parentes próximos, pois, como elas não se preocupam com os outros, acreditam que o contrário é verdadeiro", afirmam João Oliveira e Beatriz Acampora, psicólogos e especialistas em cognição e linguagem.

    Imagem: Arte/UOL

  • Arte/UOL

    Não contar onde é a promoção

    Não compartilhar informações interessantes --como onde é a promoção na qual comprou aquela blusa bonita-- só pela satisfação de ter algo exclusivo é uma atitude egoísta.

    Imagem: Arte/UOL

  • Arte/UOL

    Utilizar vagas especiais e desrespeitar a prioridade de assentos

    Entram nesta categoria também filas de banco e outros instrumentos preferenciais ou exclusivos a pessoas portadoras de necessidades especiais.

    Imagem: Arte/UOL

  • Arte/UOL

    Não dividir o encosto de braço

    Incluem-se aqui poltronas de cinema, avião, ônibus e transportes coletivos em geral. "O egoísta ocupa o apoio de braço dos assentos como se só ele existisse no mundo, não importando quem está ao lado", falam João Oliveira e Beatriz Acampora, psicólogos e especialistas em cognição e linguagem.

    Imagem: Arte/UOL

  • Arte/UOL

    Omitir informações importantes

    Principalmente em relação ao trabalho. Pessoas egoístas deixam de compartilhar conhecimentos com colegas, dificultando ou impedindo o bom andamento do trabalho.

    Imagem: Arte/UOL

  • Arte/UOL

    Deixar de oferecer carona

    É claro que ninguém é obrigado a levar qualquer pessoa em casa. O item refere-se a amigos e colegas de trabalho, por exemplo, que fazem o mesmo trajeto do motorista, o que, portanto, não afetaria sua rotina. "Especialmente em dias de chuva ou quando percebe-se que aquele indivíduo precisa de ajuda", diz Mara Lucia, psicóloga cognitivo-comportamental.

    Imagem: Arte/UOL

  • Arte/UOL

    Servir-se em demasia sem considerar a quantidade de alimento

    Servir-se de alguma comida sem se preocupar com as pessoas que ainda não comeram é uma atitude egoísta.

    Imagem: Arte/UOL

Topo