Relacionamento

9 casais dão dicas para ter um casamento bem-sucedido

Do UOL, em São Paulo

Não existe uma fórmula única para um relacionamento dar certo. Mas é sempre bom conhecer os truques dos casais que estão juntos há tempos. Para isso, o UOL ouviu diferentes casais dando dicas para ter um casamento bem-sucedido.

  • Arquivo Pessoal

    Brunno Fróes, 28, e Kenjy Sakamoto, 30, juntos há 11 anos

    "Não há truque para uma relação dar certo. Basta ser sincero com o parceiro e com os próprios sentimentos. Um dos problemas dos relacionamentos é a falta de individualidade e de sinceridade. Mas é preciso lembrar que, antes de ser um casal, éramos duas pessoas com vivências e bagagens diferentes e é saudável preservar isso. Quando surgir qualquer problema, por menor que seja, o melhor é conversar a respeito e não deixar que isso se transforme em algo maior, pois pode ser tarde demais. Casar é um exercício diário e complexo que precisa de atenção, carinho e cuidado. Não se esqueçam dos elogios, das datas especiais, dos presentinhos bobos e dos beijos românticos."

    Imagem: Arquivo Pessoal

  • Arquivo Pessoal

    Renato Leme, 71, e Maria Cecilia Torres Leme, 74, juntos há 47 anos

    "É importante respeitar a individualidade do par e saber ceder às vezes. Estar sempre atento ao que acontece com o outro. Ouvi-lo mais, mesmo quando fala sobre temas banais, também é essencial. É preciso saber aproveitar os momentos que estão juntos e evitar passar longos períodos separados. Nas dificuldades, aprendemos a nos fortalecer e construímos o nosso caminho para a vida."

    Imagem: Arquivo Pessoal

  • Arquivo Pessoal

    Felipe, 29, e Andrea Malentacchi, 26, juntos há 5 anos

    "A fase de adaptação é uma provação. Acostumar-se com as manias do outro exige paciência e amor, mas ela logo passa. A comunicação é essencial, já que tentar adivinhar o que o outro quer ou pensa não dá certo. Em uma relação, são duas cabeças tentando tomar uma decisão, por isso é necessário ser tolerante. A amizade e o companheirismo entre o casal fazem a diferença no dia a dia, afinal nem sempre conseguimos ser românticos. Ajudar um ao outro em todas as funções, dentro e fora de casa, também é importante. São os detalhes do dia a dia que fazem o nosso amor, companheirismo e amizade crescerem cada vez mais."

    Imagem: Arquivo Pessoal

  • Arquivo Pessoal

    Elisabete Pereira da Silva, 34, e Rogerio Gonzaga, 37, juntos há 18 anos

    "O segredo é cultivar o amor e ser compreensivo. Sem isso, um casamento não vai muito longe. Também é importante não agir por impulso após uma briga e se esforçar para fazer as pazes o quanto antes. Com o tempo, aprendemos que o carinho, a atenção e o companheirismo fazem o nosso casamento valer muito e por isso pensamos melhor antes de agir."

    Imagem: Arquivo Pessoal

  • Arquivo Pessoal

    Maria Rosileide, 48, e Joaquim Brito D'Almeida, 53, juntos há 32 anos

    "Joaquim foi o meu primeiro namorado e a nossa vida foi de muita luta, mas sempre estive ao lado dele, trabalhando para ajudá-lo a conquistar o que possuímos. Muitas vezes, as pessoas têm muito dinheiro, mas não são companheiras e não dialogam, o que é fundamental para o sucesso da relação a dois. Outro ingrediente essencial é a confiança, pois o ciúme também destrói muitos casamentos. Se nos escolhemos é porque nos amamos, não há por que alimentar ciúme excessivo."

    Imagem: Arquivo Pessoal

  • Arquivo Pessoal

    Pammela Thays Melo, 24, e Carla Veloso de Almeida, 36, juntas há 6 anos

    "O que faz um casamento dar certo é o comprometimento de ambos em melhorar, a disponibilidade de abrir mão de costumes individuais em prol do casal e a capacidade de respeitar as diferenças. A paciência também é importante, pois nos permite raciocinar e fazer um balanço honesto da relação a fim de buscar as melhores soluções para os desentendimentos cotidianos. Por fim, mas não menos importante, é o perdão. Nosso amor é maior que a intolerância, e se vamos voltar atrás mais cedo ou mais tarde, o melhor é que seja cedo, para que possamos aproveitar o que temos de bom para dar uma a outra."

    Imagem: Arquivo Pessoal

  • Arquivo Pessoal

    Silviane, 29, e François Benavente, 28, juntos há 6 anos

    "As pessoas costumam dizer que no começo tudo são flores, mas isso não é verdade. Todas as fases têm seus desafios e o grande segredo é não deixar a monotonia tomar conta do relacionamento. Foi difícil me acostumar a viver em outro país [Silviane é brasileira e François, francês, o casal vive em Paris] e falar outro idioma, principalmente expressar sentimentos em uma língua diferente. Mas nunca dormimos chateados um com o outro, o que para mim é o principal. E uma dica de ouro: evite comparar o parceiro aos seus 'exs'. Se você o escolheu, é porque os outros não lhe fizeram feliz o suficiente. Então, valorize quem ama você."

    Imagem: Arquivo Pessoal

  • Arquivo Pessoal

    Tabata, 30, e Klaus Relich, 31, juntos há 13 anos

    "No namoro, as coisas são simples mas morando juntos os problemas se agravam. Então, se o casal não se respeita antes de casar, o melhor é não levar o relacionamento adiante. Casamento é ótimo, desde que os pares não percam a individualidade e não mudem de personalidade em função do outro. Afinal, quem ama não quer que o outro mude. É importante ser parceiro, isso é entender, participar e apoiar os desejos do par. Além de manter o desejo sexual aceso, claro."

    Imagem: Arquivo Pessoal

  • Arquivo Pessoal

    Leticia Sales, 26, e Luiz Carlos da Silva, 48, casados há 1 ano e 8 meses

    "É essencial que o casal saiba apreciar cada momento. Nós somos do tipo que não guardamos as melhores louças para uma ocasião especial. O tempo passa rápido e cada dia é especial e merece ser celebrado. Também defendemos que a verdade seja sempre dita ao par, ainda que doa. Outra coisa importante é manter a parceria em tudo, inclusive na hora de arrumar a casa e preparar a comida. Desempenhar essas tarefas juntos é muito prazeroso. No mais, basta amar como gostaria de ser amado e se dedicar da mesma forma ao par."

    Imagem: Arquivo Pessoal

Topo