Comportamento

Cinco dicas para ser bem-sucedido ao pedir aumento de salário

Getty Images
Para pedir aumento de salário, avalie sua performance com os pés no chão imagem: Getty Images

Thais Carvalho Diniz

Do UOL, em São Paulo

Se você pretende pedir aumento salarial deve levar em consideração alguns itens para não tornar a experiência traumática e acabar se prejudicando na empresa. Tratar o assunto com seriedade e marcar uma reunião formal para falar a respeito são passos a serem seguidos. Além disso reflita sobre o seu desempenho e tenha certeza de que merece o benefício –lembre-se que tempo de casa e problemas pessoais não são argumentos plausíveis. A seguir, confira essas e outras dicas para alcançar seu objetivo.  

  • Escolha o melhor momento

    O assunto não deve ser abordado durante o cafezinho após o almoço, por exemplo. Marque um horário e observe o humor do gestor naquele dia. "Se perceber que não é o momento ideal, não há problema em remarcar a conversa", afirma a coach Cíntia Souza, da MMP (Movimento Mulheres Poderosas) Coaching. Saber a respeito dos salários do seu cargo --ou do que almeja-- no mercado também pode ajudar a ser objetivo. Para Roberto Racinella, consultor de carreiras pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), é importante apresentar um número ao chefe e, caso esteja pensando em algo muito próximo do que já recebe, o estresse de se expor não vale a pena.

  • Avalie a situação da empresa

    Se a organização estiver passando por um momento de crise, sua solicitação pode ser vista como descabida. "O cenário econômico vai te ajudar --ou não-- a nortear o desejo. Em momentos difíceis, o melhor é se dar conta de que a movimentação de carreira não será a prioridade", afirma Edna Bedani, diretora da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo).

  • Julgue o seu desempenho

    Tempo de casa e despesas pessoais aumentando --com a chegada de filhos ou casamento-- não são argumentos. Para Izabela Mioto, professora da pós-graduação em recursos humanos da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), de São Paulo, o liderado precisa ter os pés no chão sobre sua performance e relembrar os feedbacks do chefe para não ser inadequado e acabar perdendo a credibilidade. "Quais são as evidências de que você merece um aumento? É preciso responder a essa pergunta com segurança e baseada em feitos profissionais", fala a especialista. Além disso, preste atenção nas considerações que irá fazer, pois usar a promoção de um colega, o salário ou desempenho alheio para comparar não vai funcionar. "Comparação revela uma postura arrogante e infantil diante do líder. São apenas as suas realizações que precisam ser levadas em consideração."

  • Esteja aberto para negociar

    Além de o valor de aumento ser diferente daquilo que você imaginava, os especialistas alertam para o fato de que nem sempre o pedido será revertido em benefício financeiro. "É comum oferecerem um 'upgrade' em algo como o plano de saúde ou oferta de subsídio de um curso que você deseja fazer. Esse é um jeito indireto de ter um acréscimo e muito mais simples de conseguir", afirma o consultor de carreiras Roberto Racinella. Durante a negociação, um erro comum é levar uma outra proposta de emprego, que pode acabar parecendo chantagem. "Profissionalmente, barganhar não é legal. Se não quer mais ficar na empresa, não busque uma tentativa de aumento. Entretanto, não há problema em mencionar que foi sondado por outras organizações. Porém, deixe claro seu desejo de fazer algo a mais pelo emprego atual", declara Edna Bedani, diretora da ABRH-SP.

  • Prepare-se para o "não"

    Abordar esse assunto com o chefe não pode ser uma atitude tomada por impulso. Por isso, se você ainda não se sente seguro o suficiente, uma estratégia é conversar com alguém em quem confie para refletirem juntos. Em caso de resposta negativa, pergunte os motivos e trace estratégias para melhorar o que foi apontado. Edna, diretora da ABRH-SP, diz que nem sempre a decisão cabe ao seu primeiro superior e, por isso, ele pode precisar de tempo. "Com o prazo estipulado, você pode retornar para ter a resposta."

Topo