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7 dicas para não perder os amigos ao se tornar chefe deles

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Para driblar qualquer mal-estar, seja o primeiro a comunicar a promoção aos amigos imagem: Getty Images

Do UOL

Evoluir na carreira sem colocar em risco as amizades que cultivou no trabalho é possível. Passar a comandar uma equipe formada por pessoas que até então eram seus pares e, em muitos casos, amigos, exige comunicação transparente e objetiva. A seguir, algumas dicas para lidar com os novos subordinados.

  • 1 - Seja o primeiro a comunicar a promoção a eles

    "É deselegante deixar que a equipe saiba por outra pessoa que alguém foi promovido", afirma a psicóloga do trabalho Laís Passarelli, especialista em seleção de executivos. Algumas empresas exigem um comunicado formal, feito pela gerência superior em conjunto com as áreas de recursos humanos e comunicação interna. Se esse for o caso, reúna a equipe após o anúncio e detalhe a novidade. A comunicação "face a face" vai ajudar a estabelecer confiança no novo contexto.

  • 2 - Não mude a sua essência

    Embora as novas atribuições exijam mudança de comportamento, por conta do acréscimo de funções, o estilo de relação que tinha com a equipe deve ser preservado. Se a sua conduta garantiu o seu progresso, por que mudar? "A promoção deve ser encarada com naturalidade, sem afetar no estilo pessoal do profissional", afirma Camila Pires, especialista em gestão empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e diretora da Rede Indigo, empresa de desenvolvimento humano.

  • 3 - Mantenha um diálogo aberto

    Pergunte aos membros da equipe quais são as expectativas deles para a nova gestão e incentive a sugestão de melhorias para o setor. "Quando existe o envolvimento dos pares e espaço para o diálogo, a tendência é haver menos conflitos no time", declara Camila. Como um bom líder, é preciso se colocar no lugar de quem sugere, mas também se posicionar sobre as diretrizes da empresa e aspectos que não podem ser mexidos.

  • 4 - Trate todos com igualdade

    Quando era apenas amigo da equipe, não era um problema ser mais próximo de algumas pessoas. Porém, ao virar chefe, essa relação pode criar desconfortos. Para evitar cair na boca dos subordinados, a recomendação dos especialistas é estabelecer critérios que valham para todos sobre assuntos como folgas e prêmios.

  • 5 - Incentive os encontros fora do trabalho

    Com novas funções, você precisará administrar bem o seu tempo para que o relacionamento interpessoal com os subordinados não seja impactado. Em meio à rotina atribulada, vale investir em almoços, happy hours e confraternizações. Fora do ambiente de trabalho, você tem a liberdade para agir com os seus colegas sem o peso do crachá de chefe.

  • 6 - Marque reuniões periódicas

    Após ser promovido à chefia, você não falará com os antigos pares com a mesma frequência. Por isso, marcar reuniões periódicas com a equipe e se manter à disposição para conversas individuais faz com que o time perceba que tem espaço na agenda do chefe e que o poder não subiu à sua cabeça.

  • 7 - Use a amizade a seu favor

    Conhecer bem os colegas de quem vai ser chefe é vantajoso, uma vez que o principal desafio do gestor é o gerenciamento de profissionais com diferentes características. Por isso, não tenha medo de aproveitar o conhecimento adquirido sobre os pontos fortes e fracos de cada um. "É como um técnico de futebol que conhece seu time. Isso não garante a vitória, mas ajuda bastante na construção de uma equipe de alto desempenho", diz Rogério Bragherolli, diretor de recursos humanos da Sodexo Benefícios e Incentivos.

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