Relacionamento

Festival irlandês para formar casais terá programação especial para gays

Cian Markey
Os organizadores Eddie McGuinness (à esq.) e Donal Mulligan afirmam que evento teve amplo apoio popular imagem: Cian Markey

Niall Glynn Da BBC News

Pela primeira vez em 157 anos de história, o festival de Lisdoonvarna, um dos maiores eventos do mundo dedicado a formar casais, terá uma programação especial voltada para a comunidade gay. O festival ocorre anualmente em setembro na pequena cidade de mesmo nome, no Condado de Clare, no oeste da Irlanda.

Ao longo do mês, o vilarejo se torna destino de milhares de pessoas que buscam encontrar ali sua alma gêmea --ou pelo menos curtir a noite--, no que é apresentado no site do evento como "o maior festival de solteiros da Europa".

A programação especial voltada para a comunidade gay acontece no próximo fim de semana e foi batizada de "The Outing" ("Saída do Armário", em tradução livre do inglês).

  • Cian Markey/BBC

    Drag queen Panti apresentará programação especial do festival voltada para gays

Durante três dias, a partir da sexta-feira, haverá eventos para formar casais, shows de música e outras atividades culturais para o público LGBT. A apresentação ficará a cargo da drag queen Panti, um dos principais ícones gays da Irlanda.

O diretor do evento, Donal Mulligan, disse que a ideia começou a ser discutida em 2005, mas, segundo ele, os organizadores tiveram dificuldades de tirá-la do papel desde então.

"O projeto permaneceu engavetado até esse ano. Mas com o casamento civil entre homossexuais sendo possivelmente aprovado no ano que vem via referendo, com o aumento de uniões homoafetivas e com o maior interesse na cultura gay na Irlanda, decidimos que 2013 seria um ano ideal para colocá-lo em prática", diz ele.

Ameaça

Mulligan disse que a reação do público tem sido extremamente positiva, exceto por uma ameaça que a organização do evento recebeu. "Quando ainda estávamos organizando a festa, um homem enviou uma carta ameaçando o hotel que hospedaria os visitantes, mas logo percebemos se tratar de algo infundado", afirma.

"Ele disse que colocaria fogo no local caso o evento fosse adiante, mas incluiu seu endereço. Nós alertamos a polícia, mas a ameaça não foi levada a sério", diz.

"Nós nos preparamos para qualquer ato de repúdio, mas, fora esse caso, não tivemos nenhum problema em Lisdoonvarna. Tanto as pessoas quanto os comerciantes têm mostrado um apoio muito grande ao nosso evento de uma forma que eu nunca poderia imaginar".

Mulligan disse que as reservas foram feitas de "todo o lugar do mundo", incluindo França, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.

"O evento reúne pessoas com diferentes intenções. A programação que montamos se destina tanto àquelas que estão buscando um amor como também a casais e grupos de amigos". "Será muito divertido. A ideia do evento é torná-lo acolhedor e inclusivo de modo que todos possam se divertir".

História

Inicialmente concebido para formar casais de agricultores, o festival de Lisdoonvarna se destina, agora, a costurar relacionamentos entre solteiros do mundo inteiro.

Para Willie Daly, de 71 anos, uma das pessoas encarregadas de ser cupido durante o festival, "há gays em todas as partes do mundo, e seria ótimo se eles conseguissem encontrar amor e felicidade aqui".

"Nunca fiz nada do tipo antes, e venho formando casais há 50 anos. Será algo diferente, com certeza".

Topo