Vida no trabalho

Desleixo ao fazer currículo prejudica busca por emprego, diz pesquisa

Thinkstock
Segundo a pesquisa, o erro mais comum dos candidatos é enviar o mesmo currículo a todos os potenciais empregadores imagem: Thinkstock

Uma pesquisa feita na Grã-Bretanha indica que muitas pessoas colocam em risco suas chances de conseguir um emprego simplesmente por não tomarem cuidado ao elaborarem seus currículos.

O levantamento, do Serviço Nacional de Carreiras do país, foi baseado em entrevistas com quase 200 consultores de carreira e mais de 2 mil pessoas que buscam um emprego.
Dois terços dos consultores disseram que a falta de cuidado com o currículo faz com que pessoas não consigam uma vaga de trabalho.

Segundo a pesquisa, o erro mais comum dos candidatos é enviar o mesmo currículo a todos os potenciais empregadores, em vez de adaptá-los a cada vaga de trabalho específica.
Além disso, mais de 60% dos consultores de carreira disseram que erros de ortografia são um problema comum nos currículos.

Uma hora por semana

"As pessoas sabem que estão cometendo erros, mas não estão dedicando tempo suficiente para tornar seu currículo apresentável", dzJoe Billington, diretor do Serviço Nacional de Carreiras.

"O currículo é a vitrine de um candidato. Com a consultoria certa, qualquer pessoa pode transformá-lo em um documento de sucesso".

A maioria dos consultores de carreira acredita que as pessoas devem gastar uma hora por semana trabalhando em seu currículo, mas menos de um terço das pessoas procurando emprego ouvidas na pesquisa concordaram com isso.

Entre os erros encontrados pelos consultores do Serviço Nacional de Carreiras estão um currículo com 17 páginas; um digitado inteiramente em letras maiúsculas, e outro em que o nome do atual empregador do candidato aparece escrito incorretamente por todo o documento.

O Serviço Nacional de Carreiras, que fornece informações e consultoria sobre oportunidades de aprendizagem, formação e trabalho, diz que quem está a procura de emprego deve seguir alguns passos básicos para melhorar seus currículos:

• Verificar que o endereço de e-mail para contato não é "peculiar" a ponto de não ser levado a sério;

• Verificar com cuidado o currículo para ver se não há erros ortográficos e gramaticais;

• Evitar clichês comuns, tais como "trabalha bem em equipe" e "movido a resultados";

• Fazer pequenas adaptações para que o currículo seja direcionado as necessidades específicas do trabalho que você está se candidatando.

Topo