Relacionamento

Beijo ajuda pessoas a avaliar potencial namorado, diz estudo

Getty Images
Estudo concluiu que o beijo ajuda as pessoas a encontrarem potenciais parceiros para relacionamento imagem: Getty Images

Um estudo britânico concluiu que o beijo ajuda as pessoas a encontrarem potenciais parceiros para relacionamento. O trabalho conduzido na Universidade de Oxford mostrou que o gosto e o odor da boca ajudam a definir um potencial namorado.

Segundo o estudo, as mulheres tendem a valorizar o beijo mais que os homems quando estão em relações duradouras. O trabalho envolveu 900 adultos e foi publicado no jornal científico Archives of Sexual Behaviour.
 
A pesquisa mostrou, ainda, que homens e mulheres mais atraentes ou que têm mais parceiros sexuais tendem a ser mais seletivos na hora de escolher um namorado. E o beijo é essencial nesse processo.
 
Segundo o professor Robin Dunbar, do departmento de Psicologia Experimental, a aproximação entre duas pessoas envolve uma série de rituais, antes que uma relação tenha efetivamente início. "A atração inicial leva em consideração aspectos faciais, de corpo e sociais. A partir daí, torna-se mais íntima e é onde o beijo começa", afirma.
 
Sexo
 
O beijo também desempenha um papel importante antes do sexo em relações curtas. O estudo mostrou ainda que o beijo é particularmente importante para mulheres que estão em relações duradouras.
 
Isso indicaria, segundo o estudo, uma maior afeição ao longo do tempo e um sentimento de compromisso entre o casal.
 
Em outro estudo publicano pela revista Human Nature, pesquisadores mostram que no caso das mulheres o beijo romântico varia de acordo com o ciclo menstrual e o estágio da relação.
Topo