Equilíbrio

Espanholas saem às ruas de lingerie em protesto contra propaganda de TV

Reprodução/BBC
Mulheres andaram de lingerie e visitaram lojas da ótica que criou propaganda imagem: Reprodução/BBC

Em plena luz do dia, grupos de mulheres andaram pelas ruas de Madri e Sevilha de lingerie na última quarta-feira, gerando olhares curiosos, insultos e até reclamações para a polícia.

Mas o passeio com traje íntimo tinha um objetivo: um protesto contra uma propaganda de uma ótica local que, na visão delas, colocava as mulheres como 'objeto'.

No comercial de TV da Multiópticas, um homem entra em um bar do "Velho Oeste" cheio de mulheres e ao final escolhe uma de lingerie que está de óculos. A voz de fundo diz "Tenha a incrível sensação de estrear todas as vezes que quiser".

$!$render-component.split('/')[$math.sub($render-component.split('/').size(), 1)]
Segundo Yolanda Domínguez, idealizadora do protesto, a propaganda faz um comparativo das mulheres com acessórios ao estabelecer uma analogia delas com os óculos - assim como eles, as mulheres seriam acessíveis e acessórias. A campanha "Acessíveis e Acessórias" criada por ela chegou a ser compartilhada mais de 40 mil vezes no Facebook.

"Neste anúncio, é feita uma analogia entre um objeto e as mulheres, caracterizando-as como 'acessíveis' e 'acessórias': acessíveis porque estão dispostas e disponíveis, e acessórias porque você pode trocá-las quantas vezes quiser", escreveu Domínguez na sua página.

Para manifestar a indignação com a campanha, as mulheres saíram vestidas de lingerie e foram visitar lojas da Multiópticas com os mesmos trajes que as mulheres da propaganda aparecem.

"Quem quer ir vestida da mesma forma que o anúncio nas lojas da marca para recriar essa imagem?", perguntou Yolanda Domínguez pelas redes sociais. Mais de 100 mulheres responderam positivamente, mas um número bem menor compareceu ao protesto.

Reprodução/BBC
Mulheres chamaram a atenção de lingerie nas ruas de Madri imagem: Reprodução/BBC


"Em algumas lojas, nos insultaram e em outras chamaram a polícia", contou Domínguez. "Na realidade, era a reação que a gente esperava. Se eles não queriam essa imagem em suas lojas, por que a Multiópticas colocou essa imagem na sua propaganda?"

'Se eles não queriam essa imagem em suas lojas, por que a Multiópticas colocou essa imagem na sua propaganda?', disse Domínguez

Esta não é a primeira vez que Yolanda Domínguez faz protestos nas redes sociais. "Desde 2008, comecei a fazer esse tipo de campanha. Escolhi esta maneira porque gosto da arte como local de encontro e experiência social. Gosto de propor experiências por meio das quais as pessoas se juntem e participem."

A empresa emitiu um comunicado em que lamenta a polêmica. "A propaganda não pretende ser uma representação literal do Velho Oeste", explicou à BBC um dos representantes da Multiópticas.

"De 19 mulheres, só três aparecem de lingerie (na propaganda). Ele (o homem) vai vestido assim porque está vindo da rua."

Reprodução/BBC
Mulheres chamaram a atenção de lingerie nas ruas de Madri imagem: Reprodução/BBC
Topo