Comportamento

Comediante acusa Youtube de censura após piada com gordos

Getty
A comediante Nicole Arbour tem mais de 500 mil seguidores no Youtube e Facebook imagem: Getty

Uma comediante que fez piadas sobre pessoas obesas acendeu uma polêmica sobre censura no Youtube, depois de afirmar que teve seu canal suspenso pelo site.

Nicole Arbour fez um vídeo chamado "Queridas Pessoas Gordas", no qual ridicularizava pessoas acima do peso.

Ela alega ter sido censurada após ter seu canal suspenso, enquanto outros a acusam de ter deletado o próprio canal para conquistar simpatia e notoriedade.

A BBC apurou, porém, que o canal foi suspenso automaticamente por causa do grande número de denúncias de usuários do Youtube.

Depois das reclamações, o canal de Arbour foi restaurado.

'Gordofobia'

Nicole Arbour é uma comediante canadense que usa o Youtube e o Facebook para divulgar vídeos curtos para os seus seguidores –atualmente, mais de 500 mil pessoas acompanham o trabalho dela nesses canais.

Reprodução/Youtube
Comediante canadense fez vídeo tirando sarro de pessoas gordas imagem: Reprodução/Youtube

Em um vídeo polêmico, que foi visto mais de 21 milhões de vezes, Arbour descreve encontros com pessoas gordas.

"Gordofobia não é algo que existe. Os gordos inventaram isso. Se nós ofendemos tanto vocês a ponto de fazer vocês perderem peso, não vejo problemas nisso. Vocês estão se matando", diz ela no vídeo.

Após a publicação do vídeo no YouTube, Arbour enfrentou uma onda de críticas nas redes sociais.

Polêmica

Whitney Way Thore, estrela do reality show americano "My Big Fat Fabulous Life", disse que a gordofobia era "parte de um problema maior, que seria a vergonha do corpo", algo que todo mundo no planeta, segundo ela, já sentiu.

"Você não pode comentar a saúde, o físico ou outra coisa de alguém apenas pelo que vê nessa pessoa", disse ela.

Meghan Tonjes
Cantora Meghan Tonjes disse que o vídeo era "prejudicial" imagem: Meghan Tonjes

A cantora Meghan Tonjes afirmou que o vídeo era "prejudicial" e comentou: "eu sei como é ser uma adolescente e ver algo desse tipo".

Já o vlogger skagg3 defendeu a comediante e o direito de livre expressão. "Valorizo a troca livre de ideias mais do que valorizo os meus sentimentos pessoais."

Resposta

Depois da polêmica, Arbour postou outro vídeo no Youtube dizendo não se importar com o fato de suas piadas terem ofendido algumas pessoas.

Grace Helbig, comediante e atriz com mais de 2 milhões de seguidores no Youtube, disse que os comentários da comediante foram "malvados".

"A comédia pode ser uma ferramenta muito poderosa. Espero que possamos usar isso de uma maneira mais respeitosa. Eu gostaria que a gente pudesse apenas respeitar uns aos outros como seres humanos."

"Quanto mais você diz o que que quer sem se preocupar com os sentimentos das pessoas, menos te considero uma comediante, apenas te vejo como uma pessoa malvada."

Topo