Comportamento

Atores da peça "Por Que os Homens Mentem?" revelam segredos do universo masculino

RENATA RODE

Colaboração para o UOL

A peça "Por Que os Homens Mentem?", baseada na obra "As Mentiras que os Homens Contam", de Luis Fernando Veríssimo, tenta responder à polêmica pergunta que as mulheres fazem há anos. Na comédia, os atores da Cia. Nós Mesmos interpretam vários personagens, inclusive femininos, encenando situações do cotidiano em que a mentira é a melhor saída.

Para Fernando Elias José, especialista em psicologia cognitiva comportamental, não é que a mentira seja saudável, mas, dependendo do momento, é necessária. “É preciso cuidado para não criar uma grande mágoa. Se houve traição, por exemplo, melhor contar resumidamente do que contar detalhes, porque não é o momento. A mentira não é o caminho, mas ser sincero demais, muito menos", diz ele, que acredita que a verdade tem hora para ser dita.

Marcelo Vitorino, autor do blog Pergunte ao Urso e consultor de relacionamentos, é mais dramático na resposta: “Os homens mentem para as mulheres, basicamente, porque elas perguntam demais! Se perguntassem menos, isso não aconteceria", brinca.

Mas, falando sério, ele afirma que os homens têm aversão a discutir seus sentimentos, por isso, acabam optando pelo caminho mais simples, a mentira."Existem algumas situações básicas nas quais não vale a pena falar a verdade, inclusive, para sobreviver. É melhor correr da questão como um covarde do que ser um homem morto!".

A peça tem no elenco os atores Alessandre Pi, Charles Ferreira, Christian Hilário, Ricardo Vandré e Juliano Mazurch. A produção realizou uma pesquisa e detectou quatro tipos de mentiras básicas:

1. Mentira branda: faz parte do nosso meio social e impede que insultemos outras pessoas
2. Mentira benéfica: usada com a intenção de ajudar
3. Mentira dolosa: mais perigosa, pois a intenção é ferir ou tirar vantagem
4. Mentira maliciosa: motivada por vingança ou para obter vantagens

Por que eles mentem?
O terapeuta e consultor Sérgio Savian, autor de diversos livros sobre relacionamentos, como "Chega de Rolo, Eu Quero um Namoro" (Ed. Certas Palavras) e "Amar Vale a Pena" (Ed. Landscape), lista alguns motivos que levam os homens a mentir:

Para não dar o braço a torcer
“Muitos homens não gostam de admitir o erro. Constroem uma imagem de que sabem tudo e não aceitam críticas, mesmo que para isso necessitem mentir. É uma questão de ego", comenta Sérgio. 

Por vaidade
“Para os homens, o tamanho de seu pênis é uma questão de honra, por exemplo. Já ouvi muitos depoimentos femininos afirmando que o tamanho do pênis é bem importante, sim! No geral eles mentem, por mais que a propaganda seja enganosa, com medo da concorrência.”

Para impressionar
Quando querem impressionar, alguns homens dizem que ocupam um cargo melhor ou dão a entender que ganham bem. "As pessoas associam sucesso profissional à virilidade, pois acreditam que as mulheres preferem um homem bem-sucedido", conclui Sérgio.

SERVIÇO
O que: peça "Por Que os Homens Mentem"
Quando: sextas-feiras e sábados, às 21h; domingos, às 18h (até 1º de maio)
Onde: Teatro das Artes, no Shopping Eldorado
Endereço: Av. Rebouças, 3.970, Pinheiros, São Paulo
Informações: www.nosmesmos.com.br

Topo