Comportamento

Descubra que mãe de "Insensato Coração" você é; faça o teste

RENATA RODE

Colaboração para o UOL

Quem assiste à novela global “Insensato Coração” sabe que as personagens Eunice (Deborah Evelyn), Wanda (Natália do Vale), Haidê (Rosi Campos) e Sueli (Louise Cardoso) têm algo em comum: a maternidade.

Com personalidades diferentes, cada uma possui características que agradam uns e desagradam outros. Com base na análise da psicóloga e especialista em planejamento de vida Conceição Valadares, de São Paulo (SP), traçamos o perfil das quatro mães de “Insensato Coração”.

Eunice: Sob a justificativa de estar em busca de bons partidos para as duas filhas, a personagem interpretada por Deborah Evelyn apresenta uma personalidade mesquinha e narcisista. Possui valores corrompidos e uma ambição sem limites. Não respeita as escolhas e os sonhos dos filhas
Wanda: Interpretada por Natália do Vale, a personagem possui uma personalidade condescendente e insegura. É dependente do ex-marido e dos filhos. Costuma ser extremamente protetora e permissiva, especialmente com Leonardo (Gabriel Braga Nunes)
Sueli: Louise Cardoso interpreta essa mãe carinhosa e amiga. Para garantir o futuro do filho Eduardo (Rodrigo Andrade), trabalhou duro e abriu um quiosque na praia. Procura estar sempre presente na vida dele e, às vezes, peca pelo excesso de zelo
Haidê: Vivida por Rosi Campos, a batalhadora e responsável mãe de Natalie (Deborah Secco) e Douglas (Ricardo Tozzi) busca passar aos filhos valores morais importantes. É ética e verdadeira. Está sempre disposta a dar apoio e conselhos. Se preocupa com a educação e o bem-estar dos filhos

Para Conceição, as mães vividas nas novelas têm grande influência na vida das mulheres que assistem às tramas. “Elas podem se reconhecer e ainda ter exemplos claros do que devem ou não fazer”, comenta.

A atriz Rosi Campos lembra que os filhos se espelham nas atitudes dos pais, e por isso é importante prestar atenção no que se fala e se ensina para não comprometer o desenvolvimento deles. “Toda mãe tem de passar para o seu filho o que tem de melhor. Você aprende observando os exemplos e depois ensina seus filhos da mesma maneira”, disse com exclusividade ao UOL Comportamento.

Faça o teste acima que mãe de "Insensato Coração" você é.

Topo