Comportamento

Seu relacionamento tem potencial para ser duradouro? Faça o teste e descubra

RENATA RODE

Colaboração para o UOL

Você se pergunta se o seu relacionamento está no caminho certo? Eliete Matielo, psicoterapeuta clínica especializada em relacionamentos afetivos, diz que todos sempre repensam seus namoros ou casamentos, mas que o melhor não é imaginar em como o casal estará amanhã e, sim, ter atitudes saudáveis, agora. "Os casais devem 'regar' a relação, para torná-la cada vez mais gostosa e profunda", diz.

Eliete explica que homens e mulheres veem o relacionamento de maneiras distintas. "A mulher monta na cabeça um castelo de ilusões, quando percebe uma incompatibilidade de gênios ou ideias. Diferentemente do homem, que é objetivo, ela idealiza o parceiro ideal e isso prejudica o entendimento do casal, sabotando a durabilidade da relação. Isso gera expectativa por parte de um e frustração do lado do outro."

Veja quatro dicas que a especialista enumera e que podem ajudar o casal a prolongar a relação:

1. Sem rotina
É frequente que, depois de casadas, as pessoas fiquem mais desleixadas. Principalmente, a mulher, de acordo com Eliete. Com isso, o desejo de ambos diminui. "Isso não pode acontecer. Se você quer um relacionamento duradouro, surpreenda o outro com a vaidade, cuidando de si e cultivando o carinho.”

2. Tenha imaginação
O sexo é parte vital para o relacionamento. Por isso, pense em novidades que agradem ambos. Uma lingerie mais ousada, um creme para aplicar a dois ou um brinquedo erótico podem ajudar. "Dessa maneira, você demonstra que está investindo no relacionamento”, afirma Eliete.

3. Seja flexível 
O grande segredo de um relacionamento está em equilibrar atitudes. Você pode ser flexível para agradar quem você ama e ganhar com isso. "Essa conduta só alimenta a felicidade. A pessoa nota que você está abrindo mão de algo por saber o quanto aquilo é importante para ela. Não há mal nenhum em ceder de vez em quando, acredite", afirma Eliete.

4. Respeite a individualidade
Geralmente, os casais se desentendem por não compreenderem que cada um precisa de momentos individuais de lazer. "As pessoas precisam conviver com os amigos. Permitir isso só torna o relacionamento mais forte e prazeroso.”

Topo