Vida no trabalho

Quer pedir demissão? Saiba como agir para deixar as portas abertas

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Nunca aproveite o momento de pedir demissão para falar tudo aquilo que está engasgado. É melhor para você deixar a empresa amigavelmente imagem: Thinkstock

Por Patrícia Ribeiro

Do UOL, em São Paulo


Um emprego é como um relacionamento. Você cria vínculos, precisa ter trocas, confiança, ser flexível e cumprir certos acordos. Quando essa relação fica desgastada e há mais pontos negativos do que positivos, talvez seja hora de dizer adeus (ou seja, de pedir demissão). Este é um momento crítico e, dependendo de como é conduzido, poderá deixar ótimas impressões ou pode arranhar sua imagem profissional, prejudicando futuros trabalhos. 

O diretor de marketing do site de empregos Catho, Luís Testa, explica que, em primeiro lugar, o profissional deve refletir sobre as razões que o levam a querer deixar o trabalho, antes da conversa definitiva. "Precisa considerar a potencialidade de crescimento na área em que atua, a sua satisfação, a dedicação nas atividades, quais são os reais motivos de insatisfação e se é algo momentâneo ou pontual", diz ele. Além disso, é importante ter em mente que um salário ou benefícios mais atraentes não devem, sozinhos, servir como justificativa para a mudança de empresa. "Se não houver motivações profissionais, poderá também levar à frustração".

A contadora Jéssica de Souza, 32, trabalhou durante seis anos em uma multinacional, sendo que nos últimos quatro era coordenadora de um departamento. O excesso de trabalho a desmotivou e ela pediu demissão. "Os dois últimos anos, em particular, me desgastaram ao extremo. Eram jornadas de trabalho intermináveis para o cumprimento de prazos cada vez mais justos com a matriz estrangeira. Meus níveis de estresse foram ao limite e, por consequência, minha saúde foi seriamente fragilizada. Embora eu tivesse medo de sair e enfrentar um recomeço, precisava tomar esta decisão", conta. 
 

Analisando os prós e contras

 
Os prós e contras de sair do emprego devem ser avaliados com critério. Para a professora Elza Veloso, que dá aulas no MBA de Recursos Humanos e faz parte Programa de Gestão de Pessoas da FIA (Fundação Instituto de Administração), vários fatores devem ser calculados. "Primeiro, observe os sentimentos em relação ao trabalho atual e aos possíveis empregos futuros. O ponto de referência deve ser a pessoa e seu contexto familiar e social. Em seguida, é essencial que essa análise considere também o lado objetivo, que envolve os recursos financeiros, para que a pessoa faça a transição tranquila. É também muito importante que as oportunidades de trabalho sejam mapeadas".
 
Apesar de saber que seria melhor para sua saúde, pedir demissão não foi fácil para Jéssica, já que não tinha outro emprego em vista. "Refleti muito sobre a minha chegada à empresa, todo o aprendizado, coleguismo e oportunidades que me foram concedidas. O trabalho deixou de ter reconhecimento. Passou a ter somente cobranças e era notória uma insatisfação geral. O lado negativo da minha demissão é que me tornaria integrante na parcela dos desempregados e precisaria de um ótimo plano para seguir em frente. Por outro lado, poderia cuidar da minha saúde, ter tempo para mim e para as pessoas que amo", conta.
 
Depois de analisar todos os prós e contras, é hora comunicar ao chefe a decisão. Só depois dessa conversa é que o pedido de demissão deve ser oficializado ao departamento de Recursos Humanos. Para que essa reunião seja bem-sucedida, a coordenadora do Gestão Estratégica de Pessoas, Vanderli Frare, do instituto de ensino IBMEC, aconselha: “Procure ser transparente e honesto dentro do possível. Agradecer o tempo de permanência e as oportunidades que teve. Colocar-se à disposição da empresa durante uma ou das semanas para a passagem de tarefas, se for o caso. E se manter aberto para fazer do seu processo de saída o mais tranquilo possível".

Dependendo dos motivos que levaram ao desligamento, o processo pode ser delicado. Testa recomenda que o mais indicado é que o profissional  agende uma reunião para conversar em particular com o superior e que não comente sobre o assunto com os colegas antes deste encontro, para evitar boatos.

"A conversa deve ser sincera, sem ultimatos, blefes ou ameaças. Deixar as ‘portas abertas’ é fundamental. O profissional deve marcar o ambiente organizacional com comprometimento e competência até o último dia de trabalho e, ainda, ser transparente sobre sua decisão de saída, sem deixar dúvidas sobre outros possíveis motivos. É isso que os ex-chefes irão lembrar, seja na hora de recontratar ou para indicá-lo a uma nova oportunidade". Os especialistas também recomendam nunca deixar o emprego de uma hora para outra, deixando trabalhos pendentes ou problemas a resolver. 

O que evitar na hora de pedir demissão?

- Não demonstre ressentimentos em relação ao trabalho atual;

- Prefira falar do futuro a ficar remoendo situações do passado;

- Não use o momento da demissão como forma de resolver situações passadas ou lavar a roupa suja;

- Demonstre segurança quanto à decisão. A falta de clareza quanto à vontade de se desligar pode ser vista como um blefe ou intenção de barganha;

- Não desdenhe a empresa ou faça comentários como: "graças a Deus estou saindo daqui", "consegui uma coisa bem melhor" ou "tenho pena de vocês que ficam";

- Não peça demissão sem dar tempo para a empresa pensar em como irá substituir você.

Sinceridade tem limites

 
Os motivos que levam ao pedido de demissão nem sempre devem ser totalmente revelados, principalmente quando envolver um relacionamento ruim com o chefe. "É importante evitar falar mal de pessoas ou da empresa, fazer comentários sobre situações em que não é possível provar e utilizar termos ou palavras ofensivas", afirma Testa.
 
Ser extremamente sincero poderá lhe causar problemas futuros, principalmente quando procurarem referências no seu antigo emprego. "É importante lembrar que as pessoas atualmente circulam pelo mercado de trabalho e que talvez colegas de uma empresa se encontrem em novamente. "No momento de pedir demissão, as competências sociais são tão importantes quanto no momento de ser admitido", diz Elza. 
 
Caso você tenha recebido uma proposta de novo emprego, deverá explicar teor da proposta e a oportunidade de crescimento profissional que ela significa na sua carreira profissional. Se estiver pedindo demissão por falta de motivação, é melhor dosar a sinceridade para não perder possibilidades futuras de relacionamento com a empresa.

Para a contadora Jéssica Souza, a conversa com o gestor foi tranquila, já que tinha bom relacionamento com ele. "Quando decidi me desligar da empresa, me coloquei à disposição para treinar um substituto pelo tempo necessário. Desliguei-me com a sensação de missão cumprida, com a certeza de ter feito um bom trabalho". Poucos meses depois, Jéssica aceitou uma proposta de um ex-chefe para prestar consultoria de negócios em uma empresa por um período determinado. "Depois, mudei para uma cidade litorânea, troquei cargos e salários consideráveis por uma vida mais simples, mas com qualidade e tempo".

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