Topo

Homens e mulheres se comunicam de formas diferentes no Facebook

Estudo americano revela que sexo, idade e personalidade têm forte influência na comunicação no Facebook - StockLite/Shutterstock
Estudo americano revela que sexo, idade e personalidade têm forte influência na comunicação no Facebook Imagem: StockLite/Shutterstock

Relax News

04/10/2013 13h09

Segundo estudo publicado na última semana de setembro de 2013 no site "PLOS One", homens e mulheres se comportam de maneiras bem diferentes e tendem a se apoiar em estereótipos ao se comunicar no Facebook.

Pesquisadores do Centro de Psicologia Positiva da Universidade de Pensilvânia analisaram 700 milhões de frases, palavras e tópicos de atualizações de cerca de 75 mil homens e mulheres dos Estados Unidos, procurando por palavras que se referem a sexo, idade e variação de personalidade, como extrovertidos e introvertidos, de acordo com o "Popular Science".

Os resultados mostraram que as mulheres falam mais sobre cabelo e compras, enquanto homens focam em esportes, games e política. Mulheres também usam mais palavras emocionais, como "feliz" e "animada", além de termos como "melhores amigos" e "yummy" (delícia!), e escrevem mais em primeira pessoa do que homens.

Os homens usam os possessivos "meu/minha" quando falam sobre seus companheiros, enquanto mulheres se referem aos maridos e namorados como "incríveis". Eles também usam mais palavrões e conversam mais sobre política, esportes e produtos, como o Xbox.

Quando divididos por idade, os usuários mais jovens do Facebook tendem a falar sobre escola, enquanto de 20 e poucos anos escrevem sobre trabalho, cerveja e casamentos. Já os mais velhos focam mais nos filhos e família.

Além disso, pessoas consideradas neuróticas costumam usar a rede social como muro de lamentações, usando mais as palavras "cansadas" e "deprimida", enquanto introvertidos falam sobre mangá japonês.