Topo

Casa bagunçada fala mais sobre a sua vida do que você pensa

Viver no meio da bagunça rouba algo precioso de você: tempo - Getty Images
Viver no meio da bagunça rouba algo precioso de você: tempo Imagem: Getty Images

Heloísa Noronha

Do UOL, em São Paulo

23/01/2015 07h17


Gavetas cheias de cacarecos, documentos espalhados, roupas amarrotadas no armário, pilhas de revistas e jornais, mantimentos vencidos na geladeira, coisas jogadas das prateleiras ao chão... Dificilmente uma casa tem a aparência digna de uma vitrine de loja de decoração, ainda mais se crianças ou animais de estimação estiverem entre os habitantes. E um pouco de desordem é natural: mostra que há vida naquele lugar.

No entanto, uma casa bagunçada além da conta pode trazer consequências muito mais indesejáveis aos moradores do que objetos atravancando passagens e atrapalhando o conforto. Além disso, diz muito a respeito das pessoas e suas necessidades.

De acordo com Maura de Albanesi, psicoterapeuta de São Paulo (SP), a bagunça pode comprometer a qualidade de vida de várias maneiras. "Há desde o exemplo clássico de a pessoa não encontrar as chaves, gerando atrasos e mau humor, até casos mais graves, como a perda de documentos e pagamentos em atraso", explica. "A desorganização de qualquer tipo rouba um bem precioso do ser humano, que é o tempo", completa Maura.

De acordo com o psiquiatra Leonard F. Verea, também da capital paulista, é comum pessoas desorganizadas reclamarem da vida como um todo. "O principal tipo de comprometimento é não conseguir priorizar o dia de forma eficiente, acumulando afazeres desordenadamente. O dia passa a ser improdutivo, pois junto pode haver a mania de postergar a arrumação, nem que seja da mesa, por exemplo, para que o dia renda", observa.

Muita gente quer mudar e colocar tudo nos trilhos, mas nem sempre consegue. A resistência à organização pode revelar aspectos que a pessoa não consegue lidar conscientemente. Exemplos? Medo de se dar conta de rombos financeiros ao ordenar as contas, se recusar a jogar fora ou doar coisas porque não quer dar adeus ao passado, relutância em seguir em frente e aceitar que a vida e ela mesma mudaram etc.

"Podem ser muitos os fatores emocionais por trás da bagunça, como ansiedade, depressão, apego, dificuldade de lidar com uma realidade que desperte frustração", fala Maura. $escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://mulher.uol.com.br/comportamento/quiz/2015/01/17/voce-e-uma-pessoa-organizada.htm')

"Embora não haja nada de errado em guardar recordações, não há necessidade de encher a sua casa com objetos de outra pessoa que são inúteis para você. Doá-los a quem necessita é a melhor opção", diz Leonard.

Algumas pessoas, por outro lado, não veem sentido em se organizar, pois convivem bem com a bagunça. Para André Gellis, docente do Departamento de Psicologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru, "a bagunça pode ser sintoma das mais variadas personalidades ou quadros psicopatológicos, de neuroses a psicoses. É difícil delimitar onde termina a desorganização e começa a organização, pois cada um vive a seu modo, mas é importante prestar atenção em como a pessoa se sente em relação à maneira como vive", fala. 

"Não existe um padrão para definir o desorganizado. É necessário compreender qual é o benefício da bagunça em sua vida", explica Maura de Albanesi. Confronte o que vem incomodando --um emprego chato, daí os atrasos constantes; a falta de autoestima que se reflete na aparência da casa; a ausência de objetivos que justifiquem uma vida mais regrada".

Na opinião de Leonard F. Verea, é possível que a bagunça mostre a ideia que o bagunceiro tem de si mesmo. Por exemplo: quem pensa que não é capaz de se organizar tende a adiar continuamente tarefas que considere desafiadoras.

"É possível que a pessoa não perceba ou acabe adotando o bordão ‘eu me acho na minha bagunça’, algo que pode até ser verdade. Porém, se divide a casa com alguém, não percebe o quanto isso afeta a vida do outro", diz o psiquiatra.

Segundo André Gellis, da Unesp, a depressão pode levar a comportamentos não característicos da personalidade normal da pessoa. Uma transformação possível é a da pessoa que jamais foi bagunceira se tornar desorganizada.

A bagunça é aceitável quando não atrapalha a vida do indivíduo. Muitas pessoas convivem favoravelmente com ambientes bagunçados, sem que isso interfira no trabalho, bem-estar, nos relacionamentos ou na vida social. Mas quando a desordem passa a atingir negativamente esses aspectos da vida, é hora de mudar", conta Miria Benincasa, docente do curso de psicologia da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo).

Organização demais, não!

Arrumar tudo ao extremo, no entanto, e se preocupar em demasia com a organização, sem sentir nenhum prazer com isso, também não é saudável. "Tudo o que prejudica a qualidade de vida estimula o estresse. Portanto, não atingimos nosso objetivo, que é viver bem. A organização tem de funcionar a seu favor: proporcionar um aumento de tempo significativo que seja revertido em momentos felizes", declara a psicoterapeuta.

"Quem quer tudo arrumadinho o tempo todo pode comprometer seu desenvolvimento da mesma forma que o bagunceiro. São dois lados da mesma moeda, mas o certinho tende a ser mais valorizado socialmente, embora nem sempre seja o mais saudável", fala Rosa Capelão Avoglia, também docente de psicologia da Umesp.