Topo

"Meu marido se assumir transgênero salvou nosso casamento", diz americana

Angela (à esquerda) e Jonni Pettit com as netas durante um Natal em família - Reprodução/Facebook
Angela (à esquerda) e Jonni Pettit com as netas durante um Natal em família Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

29/06/2015 07h15

Em 1965, David Pettit foi apresentado à Joni, filha de seu comandante na Força Aérea norte-americana. A paixão foi tão arrebatadora que os dois se casaram seis meses após o primeiro encontro. Após quase duas décadas juntos, um segredo mudou completamente a vida da família constituída por David, a mulher e a filha, Audra: ele se assumiu transgênero e salvou o casamento. O casal contou a história ao site americano "Good Housekeeping", 

"Uma noite, depois do jantar, em lágrimas, ele finalmente contou que, desde os três anos, sentia-se diferente dos meninos da sua idade. Confessou que precisava se vestir como mulher", disse Jonni ao "Good Housekeeping". 

Registro do casamento de David e Jonnie, em 1966 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Casamento de David e Jonnie, em 1966
Imagem: Arquivo pessoal

O desabafo aconteceu após a aposentadoria de Angela, nome adotado legalmente por David, em 1999. No início, Jonni ficou chocada com a informação, mas seu amor pelo marido lhe deu coragem para encontrar uma maneira de fazer o casamento continuar.

"À medida que entendi que David realmente precisava ser uma mulher, senti que poderíamos seguir em frente porque queria ter a pessoa que amo comigo", disse Jonni ao site americano. "Depois que ele começou a tomar os hormônios, voltou a ser quem era antes, risonho e tudo ficou bem."

Segundo o casal, todos da família aceitaram a transformação com muito amor. "Fomos muito abençoadas, pois muitos transexuais perdem a família toda", disse Jonni ao "Good Housekeeping".

Em janeiro de 2001, Angela se submeteu a uma cirurgia completa de mudança de sexo. E, sobre a vida "a duas", ela conta que, embora seja mulher, não se sente bem dizendo que é lésbica. Jonni brinca com a situação e se autodenomina “lésbica heterossexual”.

"Eu me casei hétero, mas agora estou casada com uma mulher. Então, claro, sou lésbica. Mas continuo amando a mesma pessoa com quem me casei", afirmou ela.

Angela e Jonni completam 49 anos juntas em julho e sabem que a relação que têm é rara, principalmente porque muitos casais não conseguem ficar juntos por tanto tempo. "Nós ainda estamos juntas, cuidando bem uma da outra e nos amando. Há um sentimento de contentamento, conforto e alegria", declara Angela.