Topo

Transgêneros contam como gostariam de se vestir em um mundo sem preconceito

Do UOL, em São Paulo

17/09/2015 14h38

A escritora transgênero Meredith Talusan criou uma coleção no Medium --nova plataforma de publicação de textos, fotos e vídeos-- para que pessoas de todos os gêneros expressassem como gostariam de se vestir em um mundo sem preconceitos.

Para compartilhar sua história, cada usuário da plataforma deveria escrever um texto e publicar uma imagem com a tag WIWTW - "What I Wanted To Wear" (O Que Eu Gostaria de Vestir, em livre tradução do inglês).

Confira seis histórias que foram compartilhadas na rede social:

Tyler é transgênero e conta como gostaria de se vestir em um karaokê

Tyler é transgênero e conta como gostaria de se vestir em um karaokê - Reprodução/Medium - Reprodução/Medium
Imagem: Reprodução/Medium

"Hoje vou a um karaokê, que provavelmente vai acabar depois de uma hora da manhã. Gostaria de usar um vestido, pois está calor e fico linda com ele. No entanto, não me sinto segura para andar pela rua vestida assim à noite, muito menos quando tenho de voltar para casa sozinha. O horário do dia é um fator decisivo na hora de escolher como vou me vestir."

Alok é artista transgênero e mostra o que gostaria de usar em uma sessão de fotos em casa

Alok é artista transgênero e mostra o que gostaria de usar em uma sessão de fotos em casa - Reprodução/Medium - Reprodução/Medium
Imagem: Reprodução/Medium

"Hoje tenho uma sessão de fotos na minha casa. O que mais adoro de estar em casa é poder vestir o que bem entender. Sou aquela garota que chama para tomar um chá e, quando você chega, a encontra muito bem arrumada. Tem gente que pergunta para onde vou, mas sinto que não preciso sair de casa para estar chique, pois é dentro desse ambiente que me sinto mais segura."

Aary é transgênero e fala o que gostaria de usar no dia a dia

Aary é transgênero e fala o que gostaria de usar no dia a dia - Reprodução/Medium - Reprodução/Medium
Imagem: Reprodução/Medium

"Por ser negra, mulher e transgênero, sei que não importa o que faça, meu corpo pode estar suscetível à violência. Gostaria de usar uma roupa legal, mas acabo usando algo que chame menos atenção para o corpo, além de trocar o batom vermelho pelo rosa clarinho."

Kai é transgênero e conta o que gostaria de usar no lançamento do seu livro

Kai é transgênero e conta o que gostaria de usar no lançamento do seu livro - Reprodução/Medium - Reprodução/Medium
Imagem: Reprodução/Medium

"Há um mês, comprei um lindo vestido amarelo na minha loja favorita. Tem o feitio do modelo usado pela Bela, do desenho 'A Bela e a Fera', e me sinto uma princesa quando o coloco. Queria usar esse vestido no lançamento do meu novo livro de poemas, mas e se eu resolvesse vestir um jeans e moletom? Fico pensando se eles seriam considerados ruins por estar vestida desse jeito, sem a feminilidade que se espera de um transgênero."

Meredith é escritora, não se identifica com nenhum gênero e mostra o que gostaria de vestir na vida profissional

Meredith é escritora, não se identifica com nenhum gênero e mostra o que gostaria de vestir na vida profissional - Reprodução/Medium - Reprodução/Medium
Imagem: Reprodução/Medium

"Quando estou em alguma situação profissional, sempre procuro parecer o mais feminina possível. Espero ter a coragem de, um dia, aparecer em uma entrevista vestida com um terno que experimentei, mas nunca comprei. ‘Mas você não é transgênero? Por que está usando um terno?' Imagino as pessoas se perguntando isso. Sou feliz de ter virado mulher, mas, como não me identifico com nenhum gênero, eu me sinto oprimido por ter de estar sempre com roupas femininas. Sendo assim, gosto de me vestir com roupas masculinas de vez em quando.”

Chermo é transgênero e fala o que gostaria de vestir todos os dias

Chermo é transgênero e fala o que gostaria de vestir todos os dias - Reprodução/Medium - Reprodução/Medium
Imagem: Reprodução/Medium

"Acredito que quando saímos do armário, a gente permite que outras pessoas façam o mesmo. Foi por isso que decidi mostrar minha pele negra, as marcas que tenho e minhas curvas. Esse retrato nua virou minha foto favorita, pois representa o momento que aprendi a amar meu corpo e minha cor. Então, se alguém me pergunta o que eu gostaria de vestir todos os dias, a resposta é minha própria pele."