Topo

Jovem faz poema para explicar para mãe como se sente por causa da depressão

Do UOL, em São Paulo

26/10/2016 17h52

"Mãe, minha depressão é metamorfa. Um dia, é pequena como um vaga-lume na palma da mão de um urso. No seguinte, é o urso." É assim que a jovem Sabrina Benaim, de Toronto, no Canadá, tenta fazer a mãe entender como ela se sente nos "dias sombrios", como chama quando tem crise de ansiedade e depressão, no poema "Explicando Minha Depressão Para Minha Mãe - Uma Conversa". 

O vídeo da performance, gravado no Slam Nacional de Poesia 2014, em Toronto, foi publicado em novembro de 2014 no canal do coletivo Button Poetry. Nele, Sabrina, que sempre conviveu com a depressão e a ansiedade, fala, com uma voz embargada, como a insônia, pensamentos sobre a morte e outros sintomas dos transtornos impedem que ela tenha uma vida "normal" e sair com os amigos. "Claro, eu faço planos, mas não quero ir. Faço planos porque sei que deveria ter vontade de fazê-los", fala. 

No fim do relato, que já teve mais de 4,2 milhões de visualizações e foi legendado para outros idiomas, incluindo o português, Sabrina quase entra em desespero pois a mãe continua não compreendendo muito bem como os transtornos a paralisam. "Mãe, você não consegue ver que eu também não consigo entender?"