Topo

Queda, eróticos e perseguição: Veja o significado dos sonhos mais comuns

Getty images
Imagem: Getty images

Do UOL, em São Paulo

09/12/2016 17h19

Enquanto caminha por uma rua escura, você percebe que um estranho está atrás de você. Preocupado, começa a correr. Em pânico, vê que o homem faz o mesmo, segurando uma faca, prestes a atacar. Para sua alegria, a cena é interrompida pela visão do teto do quarto, quando você abre os olhos e acorda.

Saiba que sonhar com cenas assim é algo frequente para a maioria das pessoas, de acordo com um estudo sobre o assunto conduzido pelo Dr. Kelly Bulkeley, diretor do Sleep and Dream Database (SDDb), um arquivo digital e mecanismo de busca projetado para promover a pesquisa científica sobre os sonhos. 

O trabalho descobriu, por exemplo, que 83% dos entrevistados já sonharam estarem sendo atacados e/ou perseguidos. Já os sonhos de teor sexual acontecem com 72% dos entrevistados, na maioria homens. Para explicar melhor suas descobertas, Bulkeley fez uma breve análise dos cinco sonhos mais comuns para o jornal The Guardian. Confira!

Ser atacado ou perseguido

Existem muitas possibilidades simbólicas para esse sonho. A pessoa que ataca, por exemplo, pode representar um medo ou desejo interior reprimido por algum filtro interno quando ela está acordada.

Também pode ser algo ou alguém no mundo exterior que representa uma ameaça. As imagens, ainda, poderiam refletir instintos de nossos ancestrais, cuja sobrevivência dependia de estar pronto para ataques dos grandes predadores.

Escola, professores ou estudo

Todo mundo que já frequentou os bancos escolares costuma sonhar com o tema, seja perdendo uma prova importante, conversando com o professor ou sofrendo bullying, entre outras situações. Segundo o especialista, acontece, especialmente, quando os estudos ainda são uma preocupação forte na vida atual da pessoa.

Mulheres costumam sonhar mais com o tema do que homens (85% contra 71%). Aparentemente, este não é um fenômeno moderno. Há evidências de que os chineses antigos tinham sonhavam com os exames que determinavam seu destino profissional.

Eróticos

Existe uma diferença significativa na frequência desse tipo de sonho entre os sexos, pois os homens costumam tê-los com mais frequência. E é difícil dizer se isso é natural ou se eles têm mais sonhos eróticos por serem mais estimulados a explorar a sexualidade do que as mulheres.

A pesquisa não conseguiu responder essas questões, mas Freud ficaria desapontado: se os sonhos deveriam disfarçar e censurar os nossos desejos sexuais, esses achados indicariam que eles fazem um trabalho bastante ruim. Uma explicação melhor é ver essas demonstrações como uma expressão do forte instinto biológico para a procriação e os desafios de satisfazer esse instinto dentro da estrutura moral da comunidade em que o indivíduo vive.

Cair

Cair em um sonho pode ter uma série de significados, nos fazendo refletir experiências de mudança súbita, interrupção, perda ou trauma. Esses sonhos podem, em casos extremos, simbolizar um momento muito complicado da vida, uma catástrofe: seu mundo estaria "caindo aos pedaços" em cima de você.

A pesquisa descobriu que se ver caindo em um sonho é muito mais frequente do que voar. Uma explicação talvez seja o fato de sermos mais propensos a cair --por conta da gravidade, claro-- do que subir. Esse tipo de sonho também pode acontecer quando há uma mudança abrupta nos neurotransmissores cerebrais entre um estágio e outro de sono.

Tentar fazer algo repetidamente

Durante o sono, é comum que a mente fique presa, como agindo em círculos, com pensamentos repetitivos. O fato costuma envolver uma situação estressante da vida da pessoa, o que pode gerar sentimentos intensos de frustração, impotência e medo.

Isso também pode ser culpa de um componente fisiológico envolvendo a atonia (paralisia muscular geral) do sono REM, fase em que acontecem os sonos mais vívidos. Mas também pode refletir uma profunda ansiedade humana.