Topo

Alexandre Garcia questiona termo "feminicídio" e revolta seguidores

Reprodução/Youtube
Imagem: Reprodução/Youtube

Adriana Nogueira

Do UOL

02/02/2017 11h38

O jornalista Alexandre Garcia declarou em posts de seu Twitter que não vê motivo para o uso do termo "feminicídio". A reação de internautas foi imediata e o comentarista político e econômico na Globo respondeu a algumas das críticas na manhã desta quinta-feira (2).

Reações

Termo é defendido por especialista
Segundo a defensora pública Yasmin Mercadante Pestana, coordenadora auxiliar do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública de São Paulo, o uso da palavra feminicídio é importante para que traga reconhecimento a uma violência contra a mulher que acontece simplesmente porque ela é mulher.

"Precisamos chamar de feminicídio para que não se tratado como apenas mais um episódio de violência. Acontece em um contexto de menosprezo e subjugação da mulher. É uma expressão do machismo", afirma Yasmin.

Feminicídio no Brasil
De acordo com o Dossiê do Feminicídio feito pelo Instituto Patrícia Galvão, o Brasil é o quinto país que há mais feminicídios em todo o mundo.

Só em 2013, foram 13 homicídios de mulheres por dia, segundo o Mapa da Violência 2015. Além disso, o Balanço Ligue 180, da Central de Atendimento à Mulher, mostra 179 relatos de agressões por dia, em 2015.