Topo

Esta bolsa da rainha Elizabeth 2ª tem mais segredos do que você imagina

Rainha Elizabeth 2ª cumprimenta pessoas durante celebração de seu aniversário de 90 anos em Windsor, Inglaterra - Alastair Grant/AP
Rainha Elizabeth 2ª cumprimenta pessoas durante celebração de seu aniversário de 90 anos em Windsor, Inglaterra Imagem: Alastair Grant/AP

Do UOL

03/03/2017 11h22

Algumas coisas são típicas quando se vê uma foto da rainha Elizabeth 2ª --o penteado arrumadinho, a roupa em tons fortes com chapéu combinando e a indefectível bolsa preta pendurada no antebraço. Pois o acessório não serve só para guardar pente, batom e lenço. Ele também ajuda a monarca a se livrar de conversas desagradáveis, graças a um código secreto estabelecido entre os assessores.

Quem revelou o segredo foi o historiador Hugo Vickers, em entrevista para a revista norte-americana "People". A bolsa de Elizabeth 2ª, da grife inglesa Launer, é trocada de braço quando a rainha está em uma recepção e acredita que precisa se afastar de uma pessoa para dar atenção para outros convidados. Como é falta de educação simplesmente interromper a conversa, o gesto é um aviso para que um assessor se aproxime para cortar o papo com toda a polidez. 

11.jun.2016 - Rainha Elizabeth II - Reprodução/AFP - Reprodução/AFP
Bolsa, da marca inglesa Launer, tem itens como caneta, lenço e balinhas
Imagem: Reprodução/AFP

Durante um evento, se a rainha coloca a bolsa sobre uma mesa, está dado o aviso para os encarregados do protocolo da festa de que ela partirá em cinco minutos. Caso a conversa esteja particularmente complicada, Elizabeth 2ª apela para outro código: girar a aliança de casamento no dedo. Isso significa que se trata de uma emergência e a intervenção deve ser imediata. 

E o que há dentro da bolsa, exatamente? Outra estudiosa da família real britânica, Sally Bedell Smith, revela que a rainha tem sempre um pente, balinhas de menta, uma caneta-tinteiro, a caixa dos óculos e um gancho para pendurar a bolsa em mesas.