Topo

Estudo mostra por que maioria das vítimas congela diante de ataque sexual

A pesquisa analisou as reações de quase 300 mulheres na Suécia - Getty Images
A pesquisa analisou as reações de quase 300 mulheres na Suécia Imagem: Getty Images

Do UOL

12/06/2017 09h11

Anna Möller, PhD do Karolinksa Institute e do Stockholm South General Hospital, na Suécia, liderou um estudo que analisou quase 300 mulheres vítimas de estupro atendidas em serviços de saúde de emergência. A maioria delas –70%-- relatou “imobilidade tônica significativa”, termo técnico para inibição motora temporária e involuntária diante de ameaça extrema, segundo o site “Hello Giggles”.

Desse grupo, 48% relatou ter tido “imobilidade tônica extrema”. Esses números querem dizer que a maioria das mulheres simplesmente congela.

A constatação da impossibilidade física de lutar é importante para a elaboração de uma legislação que proteja, de fato, as vítimas. Em Maryland, nos Estados Unidos, havia uma lei –abolida no início deste ano-- que determinava que as mulheres deveriam provar que haviam lutado antes de o Estado processar os agressores.

O estudo do Karolinksa Institute e do Stockholm South General Hospital também mostrou que 38% das vítimas desenvolveram estresse pós-traumático (doença que pode ser tratada, mas que não tem cura), e 22% delas tiveram depressão severa. As que relataram “imobilidade tônica extrema” foram mais suscetíveis a ter estresse pós-traumático e depressão.