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Emoji no email da firma pode ser entendido como incompetência, diz estudo

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Imagem: Reprodução

Do UOL

16/08/2017 11h13

Se seu ambiente profissional permite responder e-mails cheios de sorrisinhos e outros emojis tudo fica bem mais legal, não é? Errado. Segundo um estudo recente, o uso destes símbolos pode detonar sua imagem na firma.

A conclusão é de uma série de experimentos feita com 549 participantes de 29 países. O estudo foi conduzido pelas universidades Ben-Gurion, de Haifa e de Amsterdã e publicado no Social Psychological and Personality Science.

Em um dos experimentos, os participantes deveriam ler o email de trabalho de um desconhecido e avaliar sua competência. Alguns incluíam “smiles” e outros não. Os resultados demonstraram o que muita gente temia: quem usa os emojis parece muito simpático, mas também denota menor competência.

"Nos e-mails formais, um ’smiley’ não quer dizer somente um sorriso. Concluímos também que os e-mails sem estes desenhos contêm mais detalhes e informações relevantes", diz a Dra. Ella Glikson, especialista da faculdade de negócios de Ben-Gurion.

Em outro experimento, o uso do “smiley” em e-mails foi comparado à associação dos e-mails a uma foto do remetente, uma foto neutra e outra com um sorriso. No caso de um colega sorridente, a percepção de competência é maior, mas se o email enviado inclui um "sorrisinho" já era: essa percepção volta a cair.

"As pessoas tendem a presumir que o sorriso virtual é percebido como um real, mas o estudo mostra que isto é incorreto. Um emoji só consegue ‘substituir’ um sorriso quando você já conhece a pessoa que mandou o emaiç. Para interações iniciais, evite usar emojis, idependentemente da idade e gênero", indica Glikson.