Topo

Casar jovem incomoda: pares contam o que ouviram de mais irritante

Gabriela Guimarães e Veridiana Mercatelli

Colaboração para o UOL

10/10/2017 04h00

Quem decide oficializar o relacionamento ainda aos 20 anos (ou antes) tem que escutar muita crítica, perguntas inconvenientes e pitacos que não foram pedidos. Seis pessoas que tomaram esta decisão (e estão felizes, obrigado), contam os comentários chatos ouvidos na época.

Leia também:


“Colocaram prazo no casamento porque eu tinha 19 anos”

Leina Takamura, 36 anos, casada com Aislan Takamura, 38 anos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Leina e Aislan
Imagem: Arquivo pessoal

“As piores coisas que eu já ouvi na época do meu casamento foram: ‘Não vai beijar outras pessoas na boca’ e “casou muito cedo, deve durar 5 anos, no máximo’. As pessoas colocaram prazo no meu casamento! Só porque éramos jovens - eu tinha 19 anos. Os primeiros comentários incomodavam bastante, porque eu tinha medo de ele desistir. Mas ao perceber que ele queria muito também, consegui passar por cima das críticas. As pessoas não têm ideia e nem noção do que dizem e da insegurança que isso pode causar.” Leina Takamura, 36 anos, empresária, casada com Aislan Takamura, 38 anos.


“Chegaram a espalhar que eu estava grávida”

Jaqueline Benati, 25 anos, casada com Felipe Araújo, 26 anos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Jaqueline e Felipe
Imagem: Arquivo pessoal

“Eu e meu marido nos casamos ambos com 22 anos. Nós morávamos em uma cidade muito pequena, com apenas cinco mil habitantes, então, ouvimos a frase clássica: ‘Mas vocês são tão novos… Você está grávida?’. Teve uma pessoa que chegou a espalhar pelo Facebook que eu estava realmente grávida. Eu precisei ameaçar abrir um boletim de ocorrência por calúnia e difamação. O problema não era estar ou não, mas eram as fofocas, sabe?” Jaqueline Benati, 25 anos, fisioterapeuta, casada com Felipe Araújo, 26 anos.


“Eu era muito novo e poderia estar cometendo um erro”

Rodrigo do Carmo, 26 anos, casado com Raquel Pereira, 27 anos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Rodrigo e Raquel
Imagem: Arquivo pessoal

“Eu tinha 21 anos quando me casei. Na época, as pessoas achavam uma loucura, falavam que eu era muito novo e poderia estar cometendo um erro. Amigos chegaram a me perguntar se eu tinha certeza do que estava fazendo. Mas era o meu sonho e eu acho que os casais, seja qual idade tiverem, devem insistir no próprio sonho. A turma do contra sempre vai existir e a sensação é de que a todo momento temos que provar algo. Mas, na verdade, tudo é muito simples. Se há amor verdadeiro, o sucesso do casamento é consequência.” Rodrigo do Carmo, 26 anos, mestre de cerimônias, casado com Raquel Pereira, 27 anos.


"Ouvi que quem se casa muito novo, se separa novo"

Larissa Sousa, 21 anos, casada com Ivan Lopes, 25 anos. - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Larissa e Ivan
Imagem: Arquivo pessoal

“Eu me casei há dois meses e ouvi as seguintes coisas: ‘Você é muito nova, vai curtir a vida!’, ‘Quem se casa muito nova, se separa muito nova também’, ‘Começou a vida agora e já vai se amarrar?’, ‘Não está grávida, não, né?’, ‘Depois que casa, piora, viu?’. Acho que o casamento é sempre uma escolha, se um casal é novo e resolve se casar, os comentários não devem influenciar em nada. Ninguém sabe o que se passa dentro dos corações e nem aquilo que o casal sonhou.” Larissa Sousa, 21 anos, bancária, casada com Ivan Lopes, 25 anos.


“Eu deixaria de aproveitar a minha vida”

Alessandra Muniz, 24 anos, casada com Rubens Lopes da Silva, 25 anos. - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Alessandra e Rubens
Imagem: Arquivo pessoal

“Eu me casei com 22 anos, e o meu marido, com 23. A maior parte das pessoas apoiou a nossa decisão, porque reconheciam que tinha chegado o momento certo para nós. Por isso, não me importei com algumas críticas – nem as que disseram que quem casa cedo deixa de aproveitar a vida. Que é uma besteira, né? Eu continuo aproveitando a minha vida, mas não sozinha, ao lado de quem eu amo.” Alessandra Muniz, 24 anos, escriturária, casada com Rubens Lopes da Silva, 25 anos.



"Precisava terminar a faculdade para fazer uma festa melhor"

Ana Carolina Sampaio, 22 anos, casada com Vinícius Leite, 24 anos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Ana Carolina e Vinícius
Imagem: Arquivo pessoal

“Eu me casei com 20 anos e as coisas que mais ouvi na época foram: ‘Casar só vai trazer atraso para sua vida agora’. Eu me sentia mal, mas tinha consciência de que o que falavam não mudaria as minhas escolhas. Até briguei com uma tia, porque ela achava que eu não conhecia o Vini [Vinícius, o marido] direito e que eu tinha que terminar a faculdade para fazer uma festa melhor para os outros. Hoje eu digo para os casais mais novos que se for a vontade deles, se casem! A felicidade é uma coisa individual, nem sempre o que te faz feliz, faz o próximo também.” Ana Carolina Sampaio, 22 anos, bancária, casada com Vinícius Leite, 24 anos.