Topo

"Quero conhecer a família" e mais 5 frases para evitar no início da relação

Getty Images
Imagem: Getty Images

Thais Carvalho Diniz

Do UOL, em São Paulo

16/10/2017 04h00

Início de relacionamento serve para conhecer o parceiro --e tudo tem seu tempo. Atropelar as fases e querer falar de casamento logo no primeiro mês, por exemplo, pode refletir uma ansiedade desproporcional. Por isso, alguns assuntos devem esperar um certo grau de envolvimento, que está diretamente relacionado ao período de convívio.

Segundo a psicóloga e terapeuta sexual Margareth dos Reis, não dá para usar os primeiros encontros, que podem durar meses, como descarga para todas as expectativas. Afinal, ainda nem deu para saber se há reciprocidade suficiente para a relação "vingar". 

Veja também:

"É no início que temos a oportunidade de conviver sem cobranças, saber se existem afinidades, interesses em comum. É o momento de observar o potencial que o par tem para desenvolver algo contínuo, sem pressão!"

Para a psicóloga Pamela Magalhães, especialista em atendimento de casais, o problema é que as pessoas estão ansiosas em geral e, quando se deparam com um novo par, trazem um molde de relacionamento e só esperam --ou forçam a barra-- que o outro se encaixe nele.

"É por esse motivo que as cobranças começam mais cedo do que deveriam e casais, que poderiam ter um futuro, acabam fracassando. Essa ansiedade faz o indivíduo perder a capacidade de esperar e acaba abordando assuntos sem propósito. Não há mais o desejo de construir uma relação porque ela já está pronta no imaginário ideal."

A seguir, com a ajuda das especialistas, elencamos frases que são comuns nessas situações, mas deveriam ser evitadas.

"Estamos junto há um mês e ainda não conheci sua família"

Típico empecilho do início dos relacionamentos, conhecer a família do par nunca tem um momento certo. Entretanto, é preciso que ambos estejam à vontade com essa proximidade. Em geral, a relação precisa estar mais sólida. Se acontecer naturalmente, as duas partes estarão confortáveis com a decisão.

"Quando eu estive aqui com meu ex...."

Ter filtro faz parte do relacionamento. No começo então, é mais do que essencial. Comparar o par com os "exs" não vai pegar bem e pode ser um tanto quanto inconveniente. É claro que não precisa evitar o assunto se for questionado, mas o melhor mesmo é viver o novo encontro e não anteriores.

"Oi? Não vamos nos ver essa semana?"

Não dá para estabelecer regras logo de cara. Se para um relacionamento mais maduro essa pergunta já soa como cobrança, nos primeiros encontros, nem se fala. É o tipo de comentário que pode assustar e fazer o outro se sentir sufocado, antes mesmo de construir qualquer vínculo. E lembre-se: intimidade não se força, é algo que deve ser desenvolvido naturalmente.

"Você pode não olhar para (inclua aqui uma parte do seu corpo)"

Começo de relacionamento não é, em geral, o melhor momento para também iniciar uma divisão de problemas (seus ou de familiares, por exemplo). Se você tem questões pessoais, conflitos internos, é melhor tentar resolvê-los antes de levar isso para alguém com que ainda não tem tanta intimidade. 

"Em uns três anos, já quero estar com pelo menos dois filhos"

Falar de futuro com uma pessoa que você está apenas conhecendo pode ser uma furada. Além de parecer uma indireta, vai, mais uma vez, atropelar etapas. Entretanto, se assuntos como casamento e filhos surgirem contextualizados, tudo bem falar as suas expectativas, mas sem forçar a barra.

"Esse seu amigo é mais para chato, hein?"

Começar uma relação criticando quem já fazia parte da vida do outro não é uma boa ideia. Se chegou nessa fase e o par se sentiu confortável para apresentar um amigo (ou mesmo que seja um familiar), esse tipo de retorno pode soar mal.