Topo

7 maneiras de usar a inveja a seu favor

Quando você entende a inveja, para de criticar o outro e aceita a admiração por ele - Getty Images
Quando você entende a inveja, para de criticar o outro e aceita a admiração por ele Imagem: Getty Images

Gabriela Guimarães e Veridiana Mercatelli

Colaboração para o UOL

27/10/2017 04h00

Assumir que sentimos vontade de ter o que outra pessoa tem, ou ser quem ela é, ajuda a tirar proveito da inveja, um sentimento do qual ninguém está livre. Ás vezes dói ver o sucesso alheio, mas quando você entende a inveja, para de criticar o outro e aceita a sua admiração por ele. E isso ajuda a colher os benefícios listados a seguir:

Leia também:

Mostra onde você quer chegar

A partir do que invejamos do outro, construímos o nosso ideal de vida: o tipo de parceiro que queremos, o estilo de roupa que gostaríamos de usar, a profissão que almejamos ter… A inveja norteia os nossos desejos, nos faz ter escolhas, objetivos de vida e sonhos de consumo.

É um tipo de motivação

A inveja de um trabalho bem feito pode fazer você querer obter um resultado superior. As terapias em grupo utilizam muito isso, é a chamada emulação. O paciente se identifica com o outro paciente mais saudável, ou com o terapeuta, e por querer igualar-se a ele, ou superar, começa a se cuidar.

Estímulo para criar meios de evoluir

Por exemplo, no trabalho, ao invejar um colega, você pode buscar o que vai o tornar um profissional mais qualificado, seja ler um livro direcionado ao assunto que lhe interessa, conversar com um profissional de sua área que possa dar algumas dicas ou fazer um curso.

Faz você se cuidar mais

A inveja tem a ver também com a insatisfação que temos com nossa própria imagem. Que tal começar a cuidar daquilo que está incomodando? Ao melhorar sua autoestima, a confiança em si mesmo aumenta e você administra melhor o sentimento.

Reajusta as prioridades

A inveja não está ligada apenas ao status ou aos bens materiais alheios. O sentimento surge também quando percebemos que o outro tira de letra algo com o que temos dificuldade. Exemplo: um amigo que se torna o centro das atenções onde estiver e sempre é bem lembrado pelas pessoas, enquanto você não consegue se soltar em eventos sociais. Pense: isso é realmente importante para você ser feliz? Caso sim, o que pode fazer a respeito para mudar a situação?

Nos torna pessoa melhores

A inveja também se apresenta em diversos tamanhos. Tem aquele sentimento bobinho quando reconhecemos que queríamos ter o mesmo que o outro. Normal. Mas existe também aquela baita inveja que só será aplacada quando o outro perder o que desejamos. Essa é perigosa, pois é capaz de nos tornar pessoas mesquinhas e pequenas. Fique de olho e procure livrar-se desse sentimento o mais rápido possível.

Escancara onde você está errando

Fazer um “diário” de como se sente a respeito de suas invejas (de quem, por que, quando surge, do que se alimenta…) ajudará você a se conhecer melhor, descobrir o que quer para a sua vida e elaborar estratégias para conseguir atingir seus objetivos. É só tomar nota das situações em que se sentiu invejoso e terá uma ajuda para resolver questões, até então obscuras, ou, ao menos, perceber quando é hora de buscar ajuda profissional.

Consultoria | Artur Cortez, psicólogo clínico. Daiane Daumichen, psicóloga clínica. Larissa Toledo, psicóloga clínica e terapeuta de casal e família. Sergio Lima, psiquiatra especialista em Psicologia Social.