Topo

Horóscopo

Sogro de cada signo: astrologia dá dicas de como tratar o pai do seu par

O relacionamento com os sogros pode melhorar com a ajuda dos signos - Getty Images
O relacionamento com os sogros pode melhorar com a ajuda dos signos Imagem: Getty Images

Gabriela Guimarães e Veridiana Mercatelli

Colaboração para o UOL

03/11/2017 04h00

Sozinha, a astrologia não vai transformar o relacionamento que você tem com seu sogro. Mas conhecendo os pontos fracos de cada um e as frases que eles gostam de ouvir, os almoços de domingo podem se tornar até mais divertidos. Não custa tentar, certo?

Áries

Possessivo, independente e teimoso, o ariano gosta da sensação de que está no controle. Então, deixe-o achar que é a autoridade máxima da família, mesmo que não tenha a menor pretensão de seguir os conselhos dele. Outro ponto importante: quando o ariano rodar a baiana, com você ou com qualquer outro membro da família, apenas não se impressione. Cinco minutos depois, ele não vai nem se lembrar mais do motivo da briga.

Veja também:

Touro

Para ele, o bem-estar e o conforto da família vêm acima de tudo. É do tipo que elabora verdadeiros banquetes para os almoços e festas com os filhos e nem liga se os agregados não lavam a louça. Só não vale faltar a esses eventos, se não quiser arranjar problemas. Pode ser que você não perceba nos primeiros encontros, mas a paciência do taurino tem prazo de validade. E é curto!

Gêmeos

Ele é atento a tudo e a todos. Gosta de ser informado sobre o que acontece com os membros de seu clã e, portanto, deve ser o primeiro a ficar a par das novidades. E pode ficar tranquilo: uma vez atualizado, ele dificilmente cobrará detalhes, pois tem bom senso. Outra dica: ao encontrá-lo tristíssimo ou irritadíssimo, apenas ignore. Logo passa.

Câncer

A família é o centro da vida do canceriano. Ele gosta de ficar em casa e, óbvio, quer reunir os filhos sempre. É também um bom ouvinte, alguém com quem você pode contar até debaixo d’água. Só tem um detalhe: é bom medir as palavras se for discutir com um sogro canceriano. Ele não só fica magoado como guarda ressentimentos por anos a fio. Então, pense se vale mesmo a pena.

Leão

Ele quer ser tratado como rei e adora um elogio. Por outro lado, fica uma fera ao receber críticas – por mais construtivas que sejam – principalmente no que diz respeito à educação do filho, aos hábitos da família ou à rotina da casa. O lado bom é que o sogro leonino não mede esforços para cuidar e proteger sua prole, incluindo os agregados, e faz pelo bem da família tudo o que estiver ao seu alcance.

Virgem

Não tire nada do lugar quando for à casa dele e resista à tentação de dar qualquer tipo de conselho ao seu sogro virginiano. Assim, suas chances de ser amado aumentarão muito. Ele tem a autoestima lá em cima e é, também, um ser sincero. Mas veja pelo lado bom: quem mais poderia avisar do alface que está prejudicando o seu sorriso antes que você comece a posar para as fotos de família que, certamente, irão parar em alguma rede social?

Libra

Ele é o “relações públicas” do zodíaco, gosta de manter um bom relacionamento com todo mundo, inclusive com os agregados. Aceita opiniões, sugestões e ajuda, sempre que é chamado. Alegre e criativo, é também uma ótima companhia para passeios e viagens. Só não vale querer que o sogro libriano ajude você a escolher algo importante, como o vestido de noiva ou o nome do neto. Ele é a indecisão em pessoa!

Escorpião

O melhor jeito de manter uma boa convivência com um sogro de Escorpião é fazer as vontades dele sempre que possível. Pouco flexível, ele costuma causar verdadeiros estragos na família quando inicia uma discussão, pois quer provar que tem razão. O lado bom é que, quando se sente importante e amado, até baixa a guarda. Pelo menos por alguns instantes.

Sagitário

Ele dá ampla liberdade aos familiares, quer que cada um viva a sua vida e, com isso, pode dar a impressão de ser frio e distante. Por outro lado, não pega no pé de ninguém. É festeiro, animado e costuma dizer o que pensa, doa a quem doer. O maior desafio, na convivência, talvez seja enfrentar a teimosia do sogro sagitariano. Em qualquer tipo de discussão, ele dificilmente vai dar o braço a torcer.

Capricórnio

É um sogro coruja, que curte a família, mas dispensa bajulações. É extremamente racional, organizado, compenetrado em tudo o que faz. Nas reformas e mudanças, é sempre o primeiro a se oferecer para ajudar, pois adora trabalhar. Para não arrumar encrenca com ele, apenas não interfira demais na rotina da casa e ele também não se intrometerá na vida do casal. Se um dia ele der piti, apenas ouça. Provavelmente você deu motivo.

Aquário

O sogro aquariano é um tipo moderninho, que pode esquecer que tem 20 ou 30 anos de diferença em relação ao filho ou aos agregados e até se convidar para uma balada. O problema é que, de tão desencanado, ele pode passar a impressão de que não está preocupado com o bem-estar dos filhos, o que não é uma verdade. O que acontece é que ele já vivencia o amor sem posse e sabe o valor da individualidade – a dele e a dos outros.

Peixes

Temperamental e possessivo, briga por quem ama, inclusive pelos agregados, se for o caso. É amoroso e dedicado, mas pode ficar tristíssimo se achar que foi preterido ou renegado. Aliás, um ponto importante: o sogro desse signo é sentimental, pode se magoar facilmente e guarda muito ressentimento. Para evitar lamentações e mal-entendidos, expresse, em todos os encontros, a sua admiração e carinho por ele.

FONTES: Vanessa Tuleski, especialista em Astrologia do Instituto Personare. Vivi Pettersen, astróloga. Cathia D Gaya, astróloga.

Horóscopo