Com quem você transa no sonho erótico diz muito; aprenda a interpretar

Sonhar com sexo é uma maneira que nossa mente encontra para ajudar a aliviar tensões do dia a dia.

A pessoa que surge nos nossos devaneios oníricos pode gerar um tremendo mal-estar. Mas, nenhum sonho deve ser levado ao pé da letra.

Por serem uma manifestação criativa das nossas emoções, os sonhos se valem de simbolismos para revelar questões da personalidade que precisam ser trabalhadas e devem ser analisados conforme o contexto em que aparecem.

A mente pode usar linguagem críptica, mostrando algo pelo seu oposto ou por analogia.

Quem surge em seu sonho, portanto, pode apontar vontades inconfessáveis, representar uma outra pessoa do seu círculo social ou até simbolizar você mesma.

  • Chefe: muitas vezes reflete uma fantasia de associação ao poder ou à proteção. Não se trata necessariamente do seu chefe real, mas de alguém que você vê como forte e influente.

  • Ex: não significa necessariamente que você ainda tenha sentimentos por essa pessoa. Pode indicar que você está preso ao passado, gostaria de reviver situações ou tem receio de se envolver em um novo relacionamento.

  • Namorado da Amiga: pode envolver reconhecer qualidades admiráveis em alguém que você conhece. Também pode refletir sentimentos de rivalidade ou o desejo de superar sua amiga de alguma forma.

  • Pai: pode indicar um desejo de explorar o proibido ou expressar carinho por alguém que você respeita ou teme.

  • Irmão ou Parente: seguem a mesma linha do sonho com o pai, mas com uma intensidade menor. Eles também podem indicar atração por alguém com quem você não deveria se envolver.

  • Alguém que Você Odeia: pode ser uma maneira de expressar um desejo oculto de confronto ou rivalidade. Você tem vontade de "matar" essa pessoa, mas coloca isso em prática de uma maneira mais aceitável, que é o sexo.

  • Um Desconhecido: pode refletir incerteza em relação ao futuro ou o desejo de se libertar de amarras. Também pode indicar fantasias sexuais não realizadas.

  • Um Montão de Gente (Suruba): sonhar com uma orgia pode simbolizar uma vontade de quebrar limites e experimentar a liberdade sem pagar um preço ou ter tudo sem se comprometer.

  • Melhor Amiga: pode indicar o desejo de fazer algo proibido, com a sensação de que essa amiga irá protegê-la de julgamentos. Lembre-se de que a amiga pode estar simbolizando outra pessoa.

  • Crush do Cinema: sonhar com um artista muitas vezes reflete a idealização de uma pessoa perfeita que satisfaz seus desejos e fantasias ocultas. Também pode indicar um desejo de poder e admiração.

FONTES: Arlete Girello Gavranic, psicóloga e terapeuta sexual do Isexp (Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática), em São Caetano do Sul (SP), e Carlos Eduardo Carrion, psiquiatra especializado em sexualidade, de Porto Alegre (RS)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes