Comportamento

Você é mandona?

Ser mandona não está com nada, segundo a psicóloga Roseana Ribeiro, especialista em Motivação e Mudança de Comportamentos, que ajudou a preparar este teste. Responda e descubra se você está concorrendo a déspota do ano ou se escolheu o caminho da ponderação.

  1. 110

    Fico irritada toda vez que percebo que não vou ser atendida.

    Getty Images
  2. 210

    Não importa o que estejam fazendo, quando eu peço tem de ser na hora.

    Getty Images
  3. 310

    É muito bom quando sou convidada e não preciso me preocupar com as regras.

    Getty Images
  4. 410

    Quando não fazem o que eu "peço", penso logo num modo de represália.

    Getty Images
  5. 510

    Dou a ordem e fico morrendo de medo de não ser cumprida.

    Getty Images
  6. 610

    As pessoas nunca fazem exatamente como eu quero.

    Getty Images
  7. 710

    Não preciso estar sempre na berlinda para me sentir bem.

    Getty Images
  8. 810

    Não tento disfarçar minha cara feia; quero mesmo que percebam.

    Getty Images
  9. 910

    Sinto-me confortável quando encontro pessoas novas.

    Getty Images
  10. 1010

    Quero que fiquem com medo do que posso fazer, mesmo que não possa fazer nada.

    Getty Images
  • Getty Images
    [[pts]] de 110 pontos

    Mandona abusadora

    Só manda em quem sabe que depende dela. Nem sempre manda com arrogância, mas, se o outro vacila, ela lança um olhar ameaçador, o que o leva a pensar que seu poder é maior do que parece. Em relação ao parceiro, é uma déspota. Reclama de tudo e, para garantir que ele nunca a abandonará, sabota quase tudo o que ele faz de bom. Se você vem se comportando assim, vale a pena rever suas atitudes.

  • Getty Images
    [[pts]] de 110 pontos

    Mandona fraca e enrustida

    Aquela que só manda fora de casa e em casa é um cordeirinho. Tem medo de tudo, porque precisa garantir um amor infantil. Ela depende do sorriso do outro para sobreviver. Quando as pessoas percebem isso, passam a ver tudo de bom que ela faz como falso. No início é até admirada pelo companheiro, mas, com o tempo, perde a graça. Você se identificou? Pois saiba que tem tudo para ser admirada, então que tal criar coragem e equilibrar as forças? Afinal, quem tem medo de perder, perde. Seja mais assertiva.

  • Getty Images
    [[pts]] de 110 pontos

    Mandona mimada

    Ela se irrita facilmente e nunca está totalmente satisfeita. Faz cara feia quando percebe que não será atendida, intimida. Como se não bastasse, ela nunca vai ter certeza se gostam dela. E quando tem certeza que gostam, não servem, porque ela os vê como fracos. Se o parceiro aceita essa conduta, só há duas alternativas: ou ele se acha o máximo e a faz de boba, ou pode cansar e transformar o que sente em raiva.

  • [[pts]] de 110 pontos

    Ponderada

    Parabéns! Você é uma querida. Claro que pode até ser que haja quem não goste de você, mas você nunca está só. Quando tenta dar uma de mandona, para e pensa. Logo muda de ideia, pois sabe que não vale a pena. É assertiva e nada controladora. Viver ao seu lado é saudável. Você já entendeu que na vida a questão não é vencer, pois não dá para ganhar todas. Você tenta manter o equilíbrio e compartilhar suas inseguranças.

Topo