Comportamento

Que tipo de pai é você?

Presente, omisso, permissivo ou comandante? Respondendo dez questões você fica por dentro do perfil de pai em que se encaixa na pesquisa capitaneada pela psicóloga Lidia Weber, da UnB e Universidade Federal do Paraná. Trace o seu perfil agora.

  • Getty Images
    [[pts]] de 90 pontos

    Presente

    Você é um pai exemplar. Sabe que precisa e deve acompanhar o desenvolvimento dos filhos não só por obrigação, como também por aprendizado puro. Parabéns! O diálogo e a cumplicidade são fatores importantíssimos na educação dos pimpolhos!

  • Getty Images
    [[pts]] de 90 pontos

    Omisso

    Calma.Colocamos aqui como "omisso" porque esse é o título dado na pesquisa, mas, na verdade você é um pai não presente. Esconde nas suas tarefas profissionais a responsabilidade pela sua ausência, e seus filhos sentem falta disso. Experimente, numa tarde, desmarcar seus compromissos, desligar o celular e levá-los ao cinema. Você vai começar a mudar seu conceito e tempo para dedicar-se a eles!

  • Getty Images
    [[pts]] de 90 pontos

    Permissivo

    Muita calma nessa hora. Você só é considerado permissivo porque quer dar tudo o que seu filho pede a todo instante, com medo de que se não der, o baixinho vai deixar de te amar, mas não é bem assim. Também transferir a responsabilidade para a esposa ou apenas se esquivar dela não é a solução. Procure dar mais atenção ao seu relacionamento familiar!

  • Getty Images
    [[pts]] de 90 pontos

    Comandante

    Você confunde o ambiente da sua casa com o de um quartel. Às vezes essa agressividade é uma defesa contra sentimentos e a cobrança que você tem consigo mesmo em ser perfeito em tudo. As pessoas não são perfeitas. Experimente não ter ou exigir tantas regras. A vida será muito mais gostosa do que você pode imaginar!

Topo