Comportamento

Você tem medo da solidão?

Em diferentes níveis, todas as pessoas têm medo da solidão, de acordo com a psicóloga Triana Portal. "Temer estar sozinho significa ter de encarar nossos problemas mal resolvidos", diz. Para avaliar o quanto sentir-se só te assusta, faça o teste elaborado pela psicóloga. Por Simone Cunha, do UOL, em São Paulo.

  1. 415

    Você mantém (ou já manteve) um relacionamento que não te satisfaz para não ficar só?

    Thinkstock
  • thinkstock
    [[pts]] de 90 pontos

    Medo excessivo

    Você está sempre calculando o peso das relações. Tende a agradar as pessoas para não ficar só. Talvez seu medo real seja o de estar consigo mesmo e entrar em contato com assuntos mal resolvidos na sua cabeça. Amizades são essenciais, mas estar só também é prazeroso. O medo de rejeição acaba afetando seus relacionamentos em diversos campos da vida. Já pensou em fazer terapia?

  • thinkstock
    [[pts]] de 90 pontos

    Medo moderado

    Pensar na solidão te causa ansiedade, mas você parece estar tentando achar um equilíbrio. As pessoas têm necessidade de trocas afetivas, e com a rotina atual dificultando os contatos, é normal sentir esse desconforto. Que tal trocar a Internet por um contato real, aceitar mais convites para sair e, quando tiver de ficar só, aproveitar o momento para curtir você e o que te dá prazer.

  • [[pts]] de 90 pontos

    Sem medo da solidão

    De acordo com suas respostas, você é uma pessoa equilibrada. Dá valor às companhias, mas é capaz de se sentir bem quando está sem elas. Isso é ótimo, afinal, a felicidade e o bem-estar estão intimamente ligados aos relacionamentos sociais --e pessoas que temem a solidão acabam afastando as pessoas. Continue assim e aproveite os períodos de isolamento para investir em autoconhecimento

  • [[pts]] de 90 pontos
Topo