Comportamento

Você é inconveniente?

Nem todas as pessoas têm noção do quanto estão sendo incovenientes, segundo a psicóloga Miriam Barros, especialista em terapia familiar e psicodrama. "São pessoas que não conseguem se colocar no lugar do outro e perceber o quanto podem ser desagradáveis e repelir os que convivem com ela", diz. Faça o teste elaborado com consultoria de Miriam e descubra se você é um inconveniente. Por Andrezza Czech, do UOL, em São Paulo

  1. 215

    Você reencontra uma colega do tempo de escola e nota que ela provavelmente está grávida. O que faz?

    Thinkstock
  2. 915

    Você irá dormir na casa de um amigo que divide apartamento com outras pessoas. Quando ele decide tomar banho, surge uma vontade de ir ao banheiro. Você:

    Thinkstock
  3. 1015

    Nas redes sociais, amigos seus começam a postar fotos de uma festa ou bar em que você não foi convidado. O que faz?

    Thinkstock
  4. 1315

    É quase meia-noite e você está cozinhando. Percebe que acabou o sal e o mercado já fechou. Por sorte, um amigo é seu vizinho. O que faz?

    Thinkstock
  5. 1415

    Você está sem programa para o sábado à noite. Quando liga para um amigo, descobre que ele irá a uma festa de alguém que você não conhece. Você:

    Thinkstock
  6. 1515

    Na fila do cinema, você encontra um casal de amigos que irá ver um filme que você odiou. Sabendo que você já viu o filme, eles perguntam sua opinião. Você diz:

    Thinkstock
  • Thinkstock
    [[pts]] de 90 pontos

    Equilibrado

    De acordo com suas respostas, você não é inconveniente. Você não é do tipo que atrapalha os outros e sabe evitar comentários sinceros, porém indelicados. Antes de agir ou dizer qualquer coisa, você tem a maturidade de se colocar no lugar da outra pessoa, por isso consegue agir com equilíbrio.

  • Thinkstock
    [[pts]] de 90 pontos

    Inconveniente em potencial

    Você não é inconveniente. Ainda. De acordo com suas respostas, embora você não seja um chato do qual todos fogem, você tem potencial para tal. "Em alguns casos, as pessoas fazem coisas incovenientes tentando agradar ou até se enturmar e fazer amigos, mas a grande maioria é incoveniente porque não percebe a existência do outro", afirma a psicóloga Miriam Barros. Fique mais atento diante de suas atitudes.

  • Thinkstock
    [[pts]] de 90 pontos

    Inconveniente

    De acordo com suas repostas, você é uma pessoa inconveniente. "O primeiro passo para deixar de ser incoveniente é se perceber melhor. Para isso, um ótimo exercício é se colocar no lugar do outro e responder com honestidade se você gostaria de ouvir determinadas coisas ou ser tratado de determinadas formas", afirma a psicóloga Miriam Barros.

  • [[pts]] de 90 pontos
Topo