Comportamento

Você administra bem o seu tempo?

Se você vive dizendo que o seu dia deveria ter 48 horas, saiba que algo está errado. Saber controlar o relógio é fundamental para viver bem. Confira se está no caminho certo, realizando o teste elaborado com a consultoria de Christian Barbosa, especialista em gerenciamento do tempo e produtividade pessoal.

  • Getty Images

    Sim

    Você sabe como administrar o seu tempo. Por isso mesmo, é capaz de fazer mais atividades em um espaço mais curto de horas, pois se organiza, sabe se concentrar e, assim, ganha produtividade. Além disso, também sabe prever compromissos e estabelecer prioridades. Com essa postura, consegue equilibrar vida profissional e pessoal e garante um tempo precioso para dedicar a você. Aproveite essa sua habilidade e passe o conhecimento para a frente sempre que tiver oportunidade.

  • Getty Images

    Quase sempre

    Na maior parte do tempo, você consegue planejar suas tarefas e cumpri-las de maneira eficiente. Mas, vez ou outra, escorrega na programação. Isso não deve ser motivo para frustração, pois é algo comum. Por outro lado, vale a pena começar a se programar com mais antecedência para as suas tarefas, ou seja, planejar os compromissos da semana logo no começo dela, por exemplo. Mas tente evitar o erro de programar mais atividades do que consegue realizar. Assim, você evita a sensação de fracasso no fim do dia.

  • Getty Images

    Raramente

    Você até tenta se programar para realizar tudo o que precisa, mas não consegue. Saiba que administrar bem o tempo não é uma tarefa fácil para todos, afinal, muitas pessoas se acostumam a resolver as suas pendências sempre na última hora, com urgência e ansiedade. Mas esse comportamento, além de abalar o corpo e as emoções, pode fazer de você uma pessoa pouco produtiva. Quer uma dica? Comece já a estabelecer prioridades para o seu dia e aprenda a dizer "não" quando os compromissos estiverem fugindo do controle. E não se esqueça: inclua na sua agenda um tempo para fazer o que lhe dá prazer.

  • Getty Images

    Não

    Você vive com a sensação de que está correndo contra o relógio. Mas saiba que isso é fruto da sua incapacidade de administrar bem o tempo. Você precisa criar o hábito de se planejar. A começar por adotar uma ferramenta de organização, que pode ser um caderno, uma agenda ou um aplicativo de celular. Confiar só na memória não funciona. Além disso, tenha o cuidado de incluir na sua programação não só os compromissos de trabalho, mas também um tempo para cuidar da sua vida pessoal, que não pode ser deixada de lado.

Topo