Comportamento

Você é uma pessoa organizada?

Getty Images
imagem: Getty Images

Veja se você é organizado fazendo o teste elaborado com a consultoria da psicóloga Denise Pará Diniz, coordenadora do Setor de Gerenciamento de Estresse e Qualidade de Vida da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

  1. 1010

    Como se sente quando algo não sai como o planejado?

    Getty Images
  • Getty Images

    Sim, na medida

    Você sabe que a organização é muito mais do que uma medida prática para facilitar a vida; ela é, antes de tudo, uma estratégia para viver melhor. E contar com esse recurso interno não é para qualquer um. "Para desenvolver suas atividades diárias de forma organizada, é preciso coordenar diversos mecanismos, neurológicos, psíquicos e físicos", explica a psicóloga Denise Pará Diniz. E você faz isso com facilidade. Continue assim!

  • Getty Images

    Nem um pouco

    Você até reconhece que teria uma vida mais fácil se conseguisse se organizar, mas não tem nem ideia de por onde começar. Vale a pena refletir com seriedade sobre esse traço do seu comportamento. "Considere que a organização externa tem muito a ver com a organização interna. Então, antes de tentar arrumar o que está fora, tente entender o que o leva a agir sem planejamento algum. Você pode estar acomodado ou até deprimido", explica a psicóloga Denise Pará Diniz. Em alguns casos, o acompanhamento de um psicólogo pode ser essencial.

  • Getty Images

    Tenta ser, mas não consegue

    Você até usa algumas ferramentas para se organizar, pois entende que o planejamento ajuda a melhorar o seu dia a dia, aumentando a sua produtividade. Mas, por falta de conhecimento, acaba se deixando levar pela ansiedade e, mesmo quando se programa, tem dificuldade de cumprir o que foi planejado. Põe um esforço grande em cada tarefa e sofre quando os resultados não são os esperados. O que lhe falta é estratégia. "Coloque em uma tabela tudo o que precisa organizar ou reorganizar e estabeleça um prazo, em etapas. Comece pelas coisas simples, como a mesa de trabalho e o computador", diz a psicóloga Denise Pará Diniz.

  • Getty Images

    Sim, até demais

    O seu nível de organização é altíssimo, o que provavelmente torna a sua rotina mais prática. Mas vale avaliar se essa sua maneira de levar a vida está realmente trazendo apenas benefícios. Em muitos casos, você poderá adotar comportamentos inflexíveis, que vão prejudicar a socialização. Também é interessante perceber se qualquer imprevisto ou indício de desordem lhe traz um sofrimento excessivo. "Existem alguns distúrbios relacionados ao excesso de organização, como o TOC (transtorno obsessivo compulsivo). Em algumas situações, é importante procurar o psicoterapeuta para fazer uma avaliação", explica a psicóloga Denise Pará Diniz.

Topo