Gestação

11 truques e ideias que podem facilitar a vida da gestante

Melissa Diniz

Do UOL, em São Paulo

Enjoo, insônia, azia, câimbra e dor nas costas são alguns dos desconfortos comuns na gestação. Sem contar a dificuldade para encontrar roupas que se adaptem às mudanças pelas quais o corpo da mulher passa durante os nove meses. Confira uma série de truques simples para resolver esses e outros problemas que toda grávida enfrenta.

  • Reprodução/Bendito Acessório

    Elásticos de cabelo no botão da calça

    Uma das maiores dificuldades das grávidas é ver o guarda-roupa todo deixar de servir em poucos meses. No entanto, comprar muitas peças de gestante que depois ficarão grandes demais nem sempre é uma boa opção. Para fazer com que aquela calça que você adora continue servindo apesar da barriga, utilize um elástico de cabelo. Basta prendê-lo ao botão e regular o fecho.

    Imagem: Reprodução/Bendito Acessório

  • A Beautiful Mess/Reprodução

    Faixa de malha na cintura

    É fato que quando a barriga cresce as blusas se tornam mais curtas. Para que a roupa fique mais confortável, você pode fazer uma faixa de malha para usar na cintura. Para tanto, utilize uma peça antiga feita de um tecido que estique. Corte um pedaço em tamanho suficiente para dar uma volta sobre o corpo e costure as pontas. Assim, mesmo que a blusa encurte, a barriga não vai ficar de fora. Você também pode reaproveitar um top de malha tirando as alças.

    Imagem: A Beautiful Mess/Reprodução

  • Thikstock

    Limão e gengibre contra enjoo

    Quando nada para no estômago, um suco de limão pode ajudar. Outra dica é adicionar gengibre à água ou ao suco de frutas. Segundo Juliana Dragone, nutricionista especializada em nutrição clínica, além dos cítricos, chupar gelo também é um truque eficaz para combater o enjoo. Leia mais

    Imagem: Thikstock

  • Getty Images

    Ioga contra náuseas

    De acordo com o médico Paulo Martin Nowak, membro da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), embora não haja comprovação científica sobre os benefícios da ioga contra o enjoo, há relatos de pacientes que obtiveram melhora com a prática, principalmente no início da gestação. "O trabalho muscular e de flexibilidade ajuda no bem-estar da mulher e, nessa época conturbada e diferente da vida, é importante ter recursos para relaxar e focar no que é importante."

    Imagem: Getty Images

  • Divulgação/Hope

    Use extensores de sutiã

    Para quem não deseja comprar sutiãs maiores durante a gestação, uma boa pedida é utilizar extensores no fecho, tornando à peça adaptável à mudança no corpo. Mais tarde, quando as mamas voltarem ao tamanho normal, eles podem ser retirados.

    Imagem: Divulgação/Hope

  • Divulgação

    Coloque o sutiã no congelador

    Se você mora em uma cidade quente, ficará surpresa ao ver como os seios podem esquentar durante a gestação. Uma solução prática para aliviar o desconforto é deixar o sutiã por alguns minutos no congelador, antes de vestir.

    Imagem: Divulgação

  • Divulgação/Elo7

    Use um travesseiro de corpo inteiro

    Segundo o ginecologista Paulo Nowak, no terceiro trimestre da gestação, acontece uma sobrecarga de peso pelo aumento do útero e não é fácil encontrar uma posição adequada para dormir. "O uso de travesseiros para oferecer mais suporte à barriga ajuda a diminuir a dor nas costas", explica. Vale experimentar.

    Imagem: Divulgação/Elo7

  • Diary of a Fit Mommy/Reprodução

    Cole fitas de Kinesio para diminuir dores

    Muito utilizadas por atletas para prevenir lesões musculares, as fitas de Kinesio também podem ser utilizadas na gestação para evitar dores nas costas e na barriga. As fitas funcionam como bandagens e não possuem aditivos químicos. Os benefícios, segundo Getúlio Morato Filho, médico especializado em medicina esportiva e professor do curso de medicina da ESCS (Escola Superior de Ciências da Saúde), de Brasília, não são comprovados cientificamente. "É possível que seu resultado seja apenas uma autossugestão, mas não há efeitos colaterais por utilizá-las", afirma. Para o especialista, um trabalho fisioterápico para reforço muscular seria mais eficiente contra as dores na gestação.

    Imagem: Diary of a Fit Mommy/Reprodução

  • iStock

    Vinagre de maçã para combater a azia

    No começo da gestação, a azia pode ser uma companheira constante das grávidas. Consumir vinagre de maçã pode ajudar a combater o desconforto, equilibrando a acidez estomacal. A nutricionista Juliana Dragone indica consumir uma colher de sobremesa, de preferência pela manhã. O líquido também pode ser adicionado aos alimentos. Mas não exagere ou o efeito será o contrário.

    Imagem: iStock

  • Divulgação/Renner

    Compre roupas esportivas largas

    Acredite, elas vão te acompanhar por muito tempo, inclusive no pós-parto, período em que a barriga e os seios ainda estão inchados. Além disso, são muito confortáveis.

    Imagem: Divulgação/Renner

  • Getty Images

    Suplementos para câimbras e insônia

    De acordo com o ginecologista Paulo Martin Nowak, a suplementação de cálcio na gravidez é realizada com frequência para melhorar o quadros de câimbras, mas deve-se tomar cuidado com excessos. "A falta de cálcio, magnésio e zinco pode levar à insônia, mas uma alimentação saudável costuma ser suficiente para manter níveis adequados", diz. Os suplementos específicos para gestação já trazem esses minerais em sua composição.

    Imagem: Getty Images

Topo