Gravidez e filhos

8 cuidados antes de fazer um ensaio de fotos com seu filho recém-nascido

Roni Sanches/Divulgação
Irmãos também podem posar juntos para compor as imagens do ensaio "newborn" imagem: Roni Sanches/Divulgação

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

Sabe aquelas fotos fofas produzidas com bebês, com direito a figurino e cenário caprichados? O chamado ensaio "newborn" (recém-nascido em inglês) faz a cabeça de muitos pais, mas, antes de contratar um fotógrafo para realizar o trabalho, é importante analisar oito pontos para garantir a segurança da criança. Veja a seguir.

Fontes: Laura Alzueta, uma das fundadoras da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos), e Roni Sanches, fotógrafo especializado em ensaios de gestantes, recém-nascidos, bebês e crianças.

  • Julie Freitas/Divulgação

    Busque um profissional especializado

    Para garantir belas imagens, o fotógrafo precisa conhecer as fases de desenvolvimento dos recém-nascidos e saber como priorizar o bem-estar e a segurança da criança durante todo ensaio fotógrafico. Um especialista sabe como manusear e posicionar o bebê.

    Imagem: Julie Freitas/Divulgação

  • Roni Sanches/Divulgação

    Temperatura ideal do estúdio

    É importante que o ambiente da sessão de fotos seja climatizado. A temperatura deve ser mantida entre 27ºC e 28ºC para que, ao tirar a roupa do bebê, ele consiga dormir relaxado no ambiente. No entanto, é preciso monitorar atentamente o termostato, já que, se a temperatura subir para 32ºC, por exemplo, pode deixar a criança desconfortável em função do calor excessivo.

    Imagem: Roni Sanches/Divulgação

  • Roni Sanches/Divulgação

    Espaço próprio

    Existem alguns estúdios fotográficos que oferecem um amplo portfólio (ensaio "newborn", de gestante, festa de 15 anos, casamento, entre outros). Como o bebê tem um sistema imunológico imaturo, antes de contratar os serviços, certifique-se de que o espaço do ensaio é específico para a faixa etária.

    Imagem: Roni Sanches/Divulgação

  • Julie Freitas/Divulgação

    Higienização do ambiente e das peças usadas no ensaio

    Ainda por conta do sistema imunológico imaturo do recém-nascido, é preciso higienizar o ambiente e todas as peças que serão utilizadas no ensaio. Todas as roupas devem ser lavadas com sabão de coco neutro e bem enxáguadas. Os profissionais devem evitar o uso de amaciantes, hidratantes, cremes, talcos e outros produtos que possam causar alergia no bebê. As peças nas quais a criança será apoiada também devem ser limpas com álcool gel, bem como o equipamento fotográfico.

    Imagem: Julie Freitas/Divulgação

  • Bruna Veratti/Divulgação

    Segurança é fundamental

    Para prezar pela segurança da criança, o profissional não deve colocá-la em superfícies que ofereçam riscos, como cestas com farpas, acessórios de vidro, louça e cerâmica. Como o pescoço do bebê é frágil e a cabeça ainda é pesada em relação ao corpo, algumas imagens clássicas de ensaios "newborn" --como a que o recém-nascido aparece com as mãos no queixo-- são fusões de fotos no Photoshop (programa de edição). Fotos de bebês pendurados também devem ser montagens, em que a criança é fotografada em um pufe e a edição remove o acessório.

    Imagem: Bruna Veratti/Divulgação

  • Roni Sanches/Divulgação

    Duração do ensaio

    A sessão de fotos com recém-nascidos varia de uma a quatro horas. Tudo depende do ritmo do bebê. Os mais "novinhos", com idade entre quatro e dez dias de vida, dormem por mais tempo e profundamente. Já os bebês mais velhos tendem a dormir um pouco menos e ter o sono mais leve, aumentando a duração da sessão. O ensaio é "conduzido" pela criança, ou seja, tem a quantidade de pausas necessárias para que ela possa mamar e ter as fraldas trocadas.

    Imagem: Roni Sanches/Divulgação

  • Roni Sanches/Divulgação

    Só o bebê ou com a família?

    Cada profissional trabalha de uma maneira diferente, mas muitos acham legal que o casal, o irmão mais velho e até o mascote da família também participem de uma parte do ensaio "newborn". Antes de fechar com um profissional, converse sobre o tema.

    Imagem: Roni Sanches/Divulgação

  • Julie Freitas/Divulgação

    Desconfie de preços baixos

    Um profissional experiente já investiu muito em cursos de capacitação, equipamentos e acessórios para a realização das fotos, portanto, irá montar um orçamento que contemple esses custos. O valor de um ensaio "newborn" vai depender muito da região em que a família da criança estiver. Em São Paulo, a sessão de fotos custa a partir de R$ 1.500. Os pais devem ficar atentos a fotógrafos que nunca tenham feito um ensaio desse tipo, pois eles podem não conhecer os critérios de segurança.

    Imagem: Julie Freitas/Divulgação

Topo