Infância

A partir de 1 ano e meio, a criança pode colaborar com a arrumação da casa

Getty Images
Ao receber tarefas para desempenhar, a criança sente que faz diferença na dinâmica da casa imagem: Getty Images

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

A partir de um ano e meio, a criança já pode contribuir para manter a arrumação da casa em dia, desde que assuma tarefas condizentes com a sua idade (veja abaixo). "Ninguém quer sufocar a criança com atividades domésticas, mas, ao receber tarefas, ela sente que pertence ao espaço, que faz diferença na dinâmica da casa", afirma Adriana Camejo da Silva, professora de pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

Muitas vezes, na ânsia de querer fazer o melhor para os filhos, os pais acabam não delegando afazeres ou os concluem antes das crianças. "Os adultos costumam achar que o filho não guardou o brinquedo do jeito certo, misturou peças, que os objetos não estão organizados no caixote. Mas eles precisam respeitar e dar autonomia para que a criança realize essas tarefas", fala.

Só assim as crianças irão valorizar o contexto familiar e compreender que não existe mágica. "Às vezes, o filho come algo na frente da TV e deixa o resto ali. Se o pai ou a mãe recolhe esse lixo, ele acha que sempre vai ter alguém para fazer isso. Que aquela sujeira apenas desapareceu", afirma Adriana.

Para engajar as crianças nas tarefas domésticas, Sueli Conte, pedagoga, psicopedagoga e diretora do Colégio Renovação, na capital paulista, indica usar um sistema de pontuação, com estrelas ou carimbos para os menores e, com gratificações pelo desempenho e colaboração, para os maiores.

"Quando as atividades não foram desempenhadas, as punições devem existir. Pode-se tirar o momento de assistir ao programa favorito, jogos de celular, ida ao cinema, brincar com os amigos, andar de bicicleta etc. Tudo precisa ser combinado entre os pais e as crianças, pois, muitas vezes, existe o jogo 'vamos ver o que acontece quando não realizo tal tarefa'. Por isso, é preciso ter paciência e diálogo. Frequentemente, os pais desistem, já que algumas crianças fazem um cabo de força para ver quem é o adulto da relação", diz Sueli.

A seguir veja quais tarefas as crianças podem assumir de acordo com a idade.

Fontes: Adriana Camejo da Silva, professora de pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Sueli Conte, pedagoga, psicopedagoga e diretora do Colégio Renovação, e Sueli Rutkowski, pesquisadora, especialista em organização doméstica e autora do livro "Novas Dicas Incríveis" (editora Master Books). 

  • De um ano e meio a dois anos

    Algumas tarefas podem ser iniciadas desde a tenra infância, como guardar os próprios brinquedos, sempre sob o olhar e cuidados dos pais ou responsáveis. Já nessa faixa etária deve-se orientar o filho para que não jogue os itens, mas, sim, guarde-os para evitar que estraguem. No começo, os adultos devem verbalizar "vou ajudar dessa vez, mas na próxima quero que você guarde sozinho". Se a criança pedir ajuda, os pais podem auxiliar, mas sempre deixando o filho se responsabilizar pela maior parte da tarefa.

  • De dois a três anos

    Uma atividade que pode ser muito divertida para as crianças e que ajuda a manter a casa limpa é tirar pó. Outra tarefa simples que ajuda na organização é colocar as roupas sujas no cesto. Nessa idade, também é possível pedir ao filho que guarde itens após o almoço ou jantar, como jogos americanos ou porta-guardanapo que ficaram na mesa. Na escola, a criança já pode abrir o próprio lanche, jogar restos no lixo, e não no chão. Também é possível ensinar a colocar os itens descartados nos lugares certos para iniciar a reciclagem, sempre usando cores diferentes para separação do lixo reciclado do orgânico.

  • De quatro a cinco anos

    Nessa faixa etária, as crianças já sabem contar e podem auxiliar na hora de arrumar a mesa para as refeições. Após todos comerem, ela também pode levar o prato para a pia. O filho também pode ajudar os pais a guardar as compras de supermercado. Uma outra tarefa que serve para conscientizar sobre a importância de colaborar em casa é deixá-lo incumbido de regar as plantas.

  • De seis a nove anos

    As crianças dessa faixa etária têm maturidade suficiente para arrumar a própria cama e a mesa de estudos. Além disso, o filho pode aprender a preparar alguns lanches fáceis, recolher o lixo e dobrar roupas limpas. Uma tarefa que também pode ser ensinada é lavar a louça. No entanto, a criança sempre deve fazer essa tarefa sob a supervisão de um adulto e quando tiver louças mais leves, sem objetos cortantes.

  • Acima de dez anos

    A partir dessa idade, as crianças estão habilitadas a colocar roupas sujas na máquina para lavar, ajudar no preparo do jantar, fazer o lanche para levar para a escola, cuidar da limpeza do próprio quarto, trocar a roupa de cama, guardar a louça e passar pano no chão.

Topo