Gravidez e filhos

Mãe blogueira 'mais estilosa da Inglaterra' começa volta ao mundo pelo Brasil

Courtney Adamo/Reprodução
Courtney vai passar um ano na estrada com o marido, Michael, e os filhos Easton, Quin, Ivy, e Marlow imagem: Courtney Adamo/Reprodução

Mariana Della Barba Da BBC Brasil em Londres

Há alguns anos, uma ideia tem rondado a mente da blogueira americana que vive (ou vivia) em Londres Courtney Adamo. Ela queria passar um ano rodando o mundo com o marido e os quatro - quatro! - filhos.

Mas a vida atribulada equilibrando trabalho e crianças pequenas foi atropelando o sonho. Ou, ao menos, adiando os planos.

Até que um dia, enquanto levava os filhos de carro a um compromisso, ela teve um estalo e percebeu que não poderia esperar mais para colocar aquela ideia em prática.

"A Ivy (filha de 6 anos) estava contando uma história e, quando eu me dei por mim, eu estava apressando minha filha para contar a história mais rápido. Eu não estava ouvindo para valer, eu não estava a incentivando a continuar a falar comigo. Queria apenas que ela terminasse logo", disse Courtney.

"E por quê? Não estava com pressa. Então parei para pensar quantas vezes fazemos isso. Estamos ocupados demais - seja com o trabalho ou com o celular - para ouvir nossos próprios filhos. Eu não quero ser esse tipo de mãe."

Para Courtney, que conversou com a BBC dias antes de embarcar para o Brasil, a viagem ganhou então mais um motivo. "Eu espero que esse ano que vamos passar juntos, viajando, me ensine a não ser assim. Me ensine a desacelerar. E nos mostre um estilo de vida diferente, mais tranquilo, em que a gente realmente ouça as crianças."

"Você trabalha loucamente para juntar dinheiro e daí, quando consegue, as crianças cresceram, saíram de casa. E aqueles anos tão preciosos se passaram, e você não aproveitou. Eu não quero olhar para trás e me arrepender."

Ansiosa pelo Brasil

Com mais esse argumento, a blogueira finalmente conseguiu convencer o marido, Michael, e eles começaram a organizar a venda da casa e a fazer planos sobre o roteiro.

"E vamos começar pelo Brasil. Nem eu nem o meu marido conhecemos. Estou louca para ver as praias, experimentar todas aquelas comidas e, principalmente, conversar com as pessoas, ver como as crianças são criadas. Os comentários que recebo dos brasileiros no Instagram são sempre amáveis", conta Courtney, que tem mais de 126 mil seguidores na rede.

Por conta das fotos que ela posta no Instagram desde 2001, Courtney acabou ficando conhecida como "a blogueira mais estilosa da Grã Bretanha".

São imagens dos filhos (Easton, 10 anos, Quin, 8, Ivy, 6, e Marlow, 2 anos), sempre descolados, se divertindo em casa, pelo norte de Londres (onde viviam) ou em viagens. Também há fotos do dia a dia da blogueira no comando no site de venda de produtos infantis Babyccino, do qual é cofundadora.

Courtney conta também que no Brasil vai ficar mais em cidades pequenas e visitar restaurantes mais frequentados por locais. E dia que está ansiosa para ver como a caçula vai interagir com os brasileiros. "Depois de uma viagem que fizemos há alguns meses para Portugal, ela realmente acha que fala português, mesmo só sabendo 'oi' e 'obrigada'. Já virou uma piada interna da nossa família."

Depois do Brasil, a família Adamo vai passar pela Argentina, Uruguai, Austrália, Nova Zelândia e partes da Ásia, antes de voltar para a Europa, em outubro do ano que vem. 

Courtney Adamo/Reprodução
Em suas primeiras fotos do Brasil, Courtney parece estar conseguindo o objetivo de desacelerar e ficar mais com os filhos imagem: Courtney Adamo/Reprodução

 

'Mas eles vão perder um ano de aula?!'

Courtney se lembra das perguntas que mais ouviu quando contou - primeiro para os amigos e depois para os fãs, em um artigo no jornal The Telegraph - que ia tirar um ano de férias com as crianças.

"Muita gente se mostrou cética e realmente preocupada com nossa decisão. Preocupações genuínas, sobre como as crianças não vão 'ficar para trás' na escola."

Mas Courtney conta que teve todo o apoio do diretor da escola das crianças em Londres e que ela e o marido vão dar algumas aulas para as crianças. Os dois meninos mais velhos, por exemplo, vão aprender algumas lições de matemática.

"Mas, essencialmente, vamos ensiná-los sobre o país que eles estão. Vamos tentar fazer isso de um jeito divertido e que faça sentido para eles. Geografia, animais, a comida, a religião, músicas e também um pouco do idioma", conta.

Limoeiro

Segundo a blogueira, se alguns conhecidos inicialmente mostraram resistência à viagem, da parte das crianças foi só empolgação.

"As meninas, que são menores, talvez não entendam exatamente o que significa ficar um ano inteiro fora. Mas os meninos entendem. E todos ficaram muito animados. Só o Easton que nos perguntou, preocupado: 'Mas quem vai regar meu limoeiro?'."

Courtney conta ainda que cada uma das crianças pôde levar um ou dois brinquedos favoritos, e que ela está levando objetos para manter algumas tradições da família, como um chapéu usado pelo aniversariante.

"Vamos tentar manter algumas dessas tradições familiares e um pouco da nossa rotina. Às vezes eu me preocupo com não termos mais uma casa, com o fato de termos vendido a maioria dos nossos móveis... Mas as crianças, até o momento pelo menos, não ligam para isso. Crianças se adaptam rápido."

Culpa materna

Em sua popular conta de Instagram, Courtney está acostumada também a receber críticas: um comentário comum que ela e suas sócias no site Babyccino já ouviram é sobre mostrarem uma vida perfeita demais.

"Hoje em dia, eu já não me preocupo tanto com as críticas. A comunidade online que formamos com o site é incrível, ótima para nos conectar com outras mães e pais do mundo, compartilhar ideias e, eventualmente, mudar de opinião", diz.

"Mas quando os comentários fazem as mães se sentirem culpadas, isso é péssimo. É irritante ver tantas pessoas dando opiniões não solicitadas, sobre assuntos tão pessoais. Você às vezes não faz ideia do que essa pessoa está passando. Por isso que é importante, especialmente para mães de primeira viagem, aprenderem a ouvir a si mesmas, confiar nos seus instintos."

O marido de Courtney, Michael, concorda: "São muitos palpites. São muitos manuais de como criar filhos. O que é uma bobagem, porque você muda, seus filhos mudam. Precisamos prestar mais atenção neles. Enchemos nossas vidas com muitas coisas que nos distraem do que é mais importante: nossa família."

Juntos, os dois vão atualizar um novo blog com detalhes sobre a viagem e, posteriormente, até escrever um livro sobre a experiência.

O nome do blog é Somewhere Slower (somewhereslower.com). Ou, em tradução livre, Um lugar mais calmo, tranquilo.

E, pelas primeiras fotos da família recém-chegada ao Brasil, parece que Courtney e sua trupe realmente estão conseguindo esse objetivo.


 

Topo