Gravidez e filhos

A história por trás da "melhor foto de parto do ano"

Marijke Thoen/Reprodução
Foto do exato momento do nascimento de Nelle foi premiada como melhor do ano imagem: Marijke Thoen/Reprodução

Fotografar o momento preciso e único em que uma mulher dá à luz não é algo simples.

Requer uma combinação de habilidade técnica e empatia com a mãe durante um dos momentos mais íntimos na vida de uma mulher.

A fotógrafa belga Marijke Thoen conseguiu fazer isso ao captar o instante em que a pequena saía do corpo de sua mãe, Mieke, ainda imersa na água.

"A bebê ainda não havia saído totalmente. Tive a sorte de que a banheira onde a mãe estava tinha paredes de cristal, e a luz refletiu muito bem, sem que nenhum braço ou perna ficasse na frente", diz ela.

Marijke Thoen
Fotógrafos de parto precisam ter calma e contar com a sorte, diz Thoen imagem: Marijke Thoen

Oito meses depois, a imagem foi escolhida a ganhadora da competição anual realizada pela Associação Internacional de Fotógrafos de Parto Profissionais (IAPBP, na sigla em inglês), que tem 1.350 membros, de 37 países.

Paciência

Thoen considera que ter calma e saber esperar o momento correto são a principal virtude de um fotógrafo de partos.

"Normalmente, passam-se horas desde o momento em que as mães sentem a primeira contração até dar à luz. É preciso ter paciência e, claro, registrar todas as etapas", afirma.

No caso da foto vencedora, feita na cidade de Oostende, na Bélgica, a família pediu a Thoen que captasse o nascimento desde o início, até que a bebê estivesse nos braços de sua mãe.

A mãe passou a noite inteira esperando pelas contrações. Quando elas finalmente vieram, o parto prosseguiu na banheira, que se tornou o cenário ideal para obter os melhores registros.

"O avô da bebê era ginecologista e cuidou do parto da própria filha. Isso foi muito especial", diz ela.

A fotógrafa começou a clicar partos depois que um cliente de outra área a pediu para fotografar a mulher grávida no momento do nascimento.

Desde então, ela passou a se dedicar exclusivamente a esse tipo de trabalho, porque "tem um componente muito especial, e é um grande privilégio estar ali".

Para Thoen, o momento mais "inexplicável" de um parto é quando a mãe e o bebê recém-nascido se olham pela primeira vez.

"A expressão do bebê e dos pais tornam esse um momento muito profundo e de muito amor."

Marijke Thoen
Fotógrafos de parto precisam ter calma e contar com a sorte, diz Thoen imagem: Marijke Thoen
Topo