Bebês

Nutricionista ensina a preparar cinco sobremesas saborosas para o bebê

Andrezza Czech

do UOL, em São Paulo

Pediatras defendem que a melhor papinha para o bebê é aquela preparada em casa pelos pais. Só assim você conhece a origem dos ingredientes e pode dar o alimento fresquinho e cheio de nutrientes para a criança. Quanto menos industrializados você oferecer para o seu filho, menor a chance de problemas nutricionais, como obesidade e desnutrição. E quando o assunto é sobremesa? O que as crianças podem comer? “É importante oferecer alimentos que não tenham açúcar em excesso e dar prioridade a frutas ou gelatinas”, afirma o pediatra Francisco Lembo Neto, coordenador do núcleo de pediatria do Hospital Samaritano de São Paulo. “Temos o costume de adicionar açúcar em tudo, mas ele não é nutritivo, substitui a proteína, que é essencial na fase de crescimento, e ainda se transforma em gordura, podendo levar à obesidade”.

O açúcar não deve ser oferecido aos bebês de até dois anos. Mas depois dessa idade não é preciso eliminá-lo completamente da dieta: ele deve ser consumido em pequenas quantidades e em raros momentos. O leite condensado, por exemplo, tem uma quantidade enorme de açúcar, por isso deve ser evitado. Mas tudo bem oferecê-lo a uma criança de dois anos uma vez por mês, desde que ela não exagere.

Para ajudar as mamães, a nutricionista Mara Cristina Miranda, do Empório da Papinha, elaborou sobremesas saborosas e nutritivas para os bebês. Mais saudáveis, as papinhas de frutas podem ser servidas diariamente. É importante que sejam preparadas em quantidades pequenas e consumidas no mesmo dia para que tenham mais nutrientes.

Papa de Manga

Recomendada para: bebês a partir de seis meses
Rendimento: 1 porção

Ingredientes:
Uma manga média
Uma xícara de chá de água

Modo de preparo:
Lave a manga e descasque-a. Corte-a em pedaços e coloque em uma panela. Acrescente a água. Deixe cozinhar em fogo baixo e bata em um liquidificador ou mixer. Deixe esfriar.

Papa de banana

Recomendada para: bebês a partir de seis meses
Rendimento: 1 porção

Ingredientes:
Uma banana
Uma xícara de chá de água

Modo de preparo:
Descasque a banana e corte-a em rodelinhas. Coloque os pedacinhos em uma panela com a água. Deixe cozinhar por 15 minutos. Retire do fogo e bata com um mixer. Deixe esfriar antes de servir.

Sorvete de laranja com cenouras

Recomendado para: crianças a partir de um ano
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
300g de chocolate branco sem adição de açúcar picado
2 cenouras médias picadas
2 laranjas (faça um suco com as duas)
1 lata de creme de leite

Modo de preparo:
Derreta o chocolate. No liquidificador, bata as cenouras com o suco de laranja até formar uma pasta e passe pela peneira.  Bata o chocolate derretido com o creme de leite no liquidificador por, aproximadamente, cinco minutos. Misture com a pasta de laranja e cenoura e leve ao freezer por um período de quatro a seis horas. No momento de servir, coloque em taças.

Misturinha de frutas

Recomendada para: bebês a partir de oito meses
Rendimento: 1 porção

Ingredientes:
Meia banana
Meia manga
Uma xícara de chá água

Modo de preparo:
Descasque a banana e a manga. Separe metade de cada fruta e corte-as em pedacinhos. Coloque-os em uma panela junto com a água. Deixe cozinhar por 15 minutos. Retire do fogo e bata com um mixer. Deixe esfriar.

Frozen iogurte com calda de polpa de maracujá

Recomendado para: crianças a partir de dois anos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 potes de iogurte natural

Calda:
1 xícara de chá de polpa de maracujá
½ xícara de chá de açúcar
½ xícara de chá de água

Modo de preparo:
Bata no liquidificador o leite condensado e o iogurte até obter um creme homogêneo. Coloque em um recipiente refratário e leve ao freezer por seis horas. Em uma panela, coloque a polpa de maracujá, o açúcar e a água e leve ao fogo baixo até obter uma calda rala. Retire do fogo e deixe esfriar. Sirva bem gelado.

* a receita deve ser oferecida à criança com moderação e apenas uma vez por mês

Topo