Topo

Mariana Ferrão usa água com gengibre para combater enjoo

Mariana Ferrão é adepta dos aplicativos de celular para grávidas - Divulgação/TV Globo
Mariana Ferrão é adepta dos aplicativos de celular para grávidas Imagem: Divulgação/TV Globo

Thais Carvalho

Do UOL, em São Paulo

27/05/2013 07h15

Aos 34 anos e grávida do primeiro filho, a jornalista e apresentadora Mariana Ferrão contou ao UOL Gravidez e Filhos sobre as primeiras descobertas dessa nova fase.

À frente do programa “Bem Estar”, da Globo, ao lado do também jornalista Fernando Rocha, Mariana, que está com cinco meses e meio de gestação, falou sobre a influência da atração, que tem como tema assuntos ligados à saúde, em sua vida, principalmente agora na gravidez.

"Apresentar um programa com esse tema deixa a gente mais atenta a tudo e a todos. Passei a observar mais o meu corpo e a saúde de quem está a minha volta. E, no caso da gravidez, é sempre bom ter médicos por perto. É uma fase em que a gente fica cheia de dúvidas e precisa ter a quem recorrer", disse ela.

Confira a entrevista completa com a jornalista:

UOL Gravidez e filhos: O que você aprendeu com o programa que incluiu na sua rotina de gestante?
Mariana Ferrão: Ih, tanta coisa! (risos). Esses dias mesmo, senti uma dor na perna e uma coceira e fiquei morrendo de medo de ser trombose. A gente já falou no “Bem Estar” que o risco de trombose aumenta bastante na gravidez. Mas aí usei as dicas do programa: colocar as pernas para cima, hidratar o local que estava coçando e melhorou. Para a fase da gestação, acho que o conselho mais precioso do “Bem Estar” é comer de três em três horas, no máximo. Não dá para ficar de estômago vazio de jeito nenhum.

UOL Gravidez e filhos: Parou de fazer alguma atividade por causa da gravidez?
Mariana Ferrão: Parei de correr e de dançar zouk (tipo de dança caribenha). Já não vejo a hora de voltar.

UOL Gravidez e filhos: Incluiu na sua rotina exercícios ou dieta especial por estar grávida?
Mariana Ferrão: Senti muito enjoo e ainda estou sentindo de vez em quando, acredita? Então, como o que dá. Incluí na minha rotina alguns exercícios para fortalecer as articulações e também a lombar.

UOL Gravidez e filhos: Com cinco meses e meio, sentiu algum desconforto da gravidez e como fez para aliviar?
Mariana Ferrão: Demais. De todos os tipos (risos).  Enjoo, azia, tontura, dor nas costas, nas pernas e dor de cabeça. A minha nutricionista me apresentou a água com gengibre. Para mim foi um santo remédio para os enjoos. Coloco lascas de gengibre cru na minha garrafinha de água e carrego para todo lado.

UOL Gravidez e filhos: Tem preferência por algum tipo de parto? Vai escolher normal ou cesárea?
Mariana Ferrão: Quero muito ter um parto normal. Mas, claro, se isso não trouxer nenhum risco para o bebê nem para mim.

UOL Gravidez e filhos: A gravidez foi planejada?
Mariana Ferrão: Sim e está sendo um sonho.

UOL Gravidez e filhos: Saber o sexo do bebê é prioridade para você? Já sabe?
Mariana Ferrão: Já. Desde o começo sentia que era menino e com o ultrassom se confirmou. Estou adorando. Sempre tive um lado moleque e sonhava que meu primeiro filho fosse menino.

UOL Gravidez e filhos: Você se interessa e acredita nas novidades tecnológicas que ajudam as mães a cuidarem dos filhos?
Mariana Ferrão: Baixei aplicativos no meu celular com dicas para grávidas e músicas relaxantes para meditar. Acho que tudo ajuda desde que você use sem achar que é a única solução.

UOL Gravidez e filhos: Tem ganhado muitos presentes? Está recebendo aquela famosa atenção diferenciada por estar grávida?
Mariana Ferrão: Já ganhei muita coisa, uma mais fofa do que a outra. Atenção especial? Acho que para as grávidas nunca é demais porque a gente fica muito sensível. Meu marido (o jornalista André Luís Costa), meu pai, minha madrasta, e minhas amigas têm me mimado bastante.

UOL Gravidez e filhos: Como seu marido está reagindo à gravidez?
Mariana Ferrão: Ele está curtindo demais! Conversa com o filho, e, nesta semana, ao colocar a mão na minha barriga, recebeu os primeiros chutes do bebê. Ele chuta bem, acho que vai ser craque!